A hora de ampliar os horizontes e os aeroportos gaúchos!

Por ACI: 19/01/2015

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha - ACI-NH/CB/EV - integra, orgulhosamente, há três anos, o seleto grupo de entidades e de estudiosos da aviação civil, voluntários devotados a uma causa maior para o Rio Grande do Sul: a busca de um modelo e de uma área adequada para a construção de um novo Aeroporto Internacional para a região metropolitana.

Desde o início do processo de estudo, todos os atores integrantes do Comitê pautaram suas análises pela isenção política ideológica e pelo comprometimento de escolha movido exclusivamente por razões técnicas, fosse quanto ao município a ser localizado, fosse na definição da proposta do formato de implementação como negócio do mesmo.

A busca da área ideal para esta obra envolveu de parte do Comitê Pró- Aeroporto Internacional 20 de Setembro estudos pormenorizados de todos os municípios da região metropolitana, inclusive Porto Alegre. A capital, destaque-se, vem sofrendo há anos com os limites impostos pelas rígidas exigências de segurança dos órgãos responsáveis, e com a obstrução direta para licenciamentos de obras da construção civil, dada a localização urbanística do Aeroporto Salgado Filho.

O Aeroporto atual não apresenta as condições adequadas para o transporte de cargas aéreas em razão da extensão de sua pista, travando os negócios e os investidores internacionais e nacionais – mais de 51% de toda a carga aérea nacional passa pelos Aeroportos de São Paulo, Guarulhos e Campinas. Manaus movimenta 17% e Porto Alegre movimenta 3,5%, ocupando o sétimo lugar na movimentação de cargas no Brasil. Ademais, é notória a péssima condição do solo do terreno aonde localiza-se o atual Aeroporto.

Não fossem os custos crescentes da obra em razão do solo, o Aeroporto Salgado Filho, segundo estudo da Secretaria da Aviação Civil - SAC encontrava-se saturado em 91,6% de sua capacidade no que tange ao terminal no ano de 2013, número este obtido considerando-se a capacidade para atendimento da qualidade de serviços aeroportuários e que é extraído diretamente dos indicadores das produtividades médias para as posições de estacionamento de aeronaves, capacidade da pista, tráfego de passageiros domésticos, internacional de carga. O terminal de passageiros “processou aproximadamente 8 milhões de passageiros em 2013, estima-se a capacidade de processamento até 8,77 milhões, nas condições de conforto e qualidade exigidas internacionalmente e com base em parâmetros médios utilizados no setor” – diz a Nota Técnica da Secretaria de Aviação Civil.

É também inconcebível que um Aeroporto Internacional tenha somente uma pista de pouso e decolagens. Uma única pista de 2200 metros compromete por razões da física e da matemática todos os cálculos de capacidade para análise de decolagem e pouso.

Trazendo presente a certeza de que somente o planejamento orientado e antecipado produz resultados satisfatórios para todos os gaúchos, aceleraramse os esforços do Comitê.

Inúmeros foram os debates públicos e privados promovidos pelo Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro na busca de ampliar a participação de especialistas e de estudos técnicos. Reuniões no Estado do RS e em Brasília, trazendo o apoio de lideranças governamentais, órgãos técnicos de Governo e junto a lideranças empresariais na busca de um projeto arrojado.

Este projeto de um novo Aeroporto configura uma necessidade estratégica do Rio Grande para alavancar o crescimento do Estado e do País. Um projeto que permitirá ao Brasil realizar voos pela Rota Polar Sul, decolando do RS diretamente para a Austrália e Nova Zelândia e sul da Ásia, e, de lá, para Índia, China e sudeste asiático.

A partir da extensão de suas pistas paralelas estimada em 3.200 metros de comprimento e largura de 45 metros, aquelas empresas que necessitarem, poderão embarcar as cargas gaúchas diretamente do novo Aeroporto.

O Comitê reuniu-se com a INFRAERO, com o Ministério da Aviação Civil, com deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores de Portão e das cidades localizadas próximas, bem como junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e seus representantes técnicos a quem encaminharam um pedido oficial para definição da área. Estes alteraram a proposta inicial do Comitê ao identificarem uma nova área viável à implantação do sítio aeroportuário e deslocarem a localização para o presente sítio. Os mesmos técnicos do Estado encaminharam as autoridades do Quinto Comando Aéreo Regional uma consulta de viabilidade do ponto de vista do tráfego aéreo regional.

Mais estudos foram realizados pelos setores técnicos do Estado a partir de um sobrevoo sobre a área em abril de 2013, juntamente com o Ministro da Aviação Civil, Sr. Moreira Franco. Em 23 de setembro de 2013 o Comitê (público) Executivo do Novo Aeroporto da Região Metropolitana apresentou a proposta de uma nova localização do sítio aeroportuário, tendo em vista estudo do CINDACTA II.

Vencida mais esta etapa e lançada a Nota Técnica Nº 002/DERC/DEOUT/SPR/SAC-PR emitida pela Secretaria da Aviação Civil - SAC em data 09 de setembro de 2014, o corpo técnico do Governo definiu que o Aeroporto 20 de Setembro será erguido em área de 2.100 hectares no município de Portão.

A escolha do terreno obedeceu a rigorosos estudos solicitados ao Governo gaúcho pela SAC e pela Aeronáutica, com a premissa principal de que o espaço aéreo do novo Aeroporto não se confrontasse com o do Aeroporto Salgado Filho e da Base Aérea em Canoas.

A ACI-NH/CB/EV vem a público declarar que apoia ao Ministro Eliseu Padilha e seus esforços para mobilizar o Governo Federal, o Governo Estadual e toda a sociedade gaúcha civil e pública para que a construção e viabilização de um novo Aeroporto para o Rio Grande do Sul torne-se uma realidade possível.

Estamos frente a uma decisão que tem de pautar pela racionalidade e que atingirá a todos os gaúchos, uma alternativa que será construída a apenas 35 quilômetros do marco zero de Porto Alegre e ao lado da necessidade de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Por fim, fazemos um apelo pela serenidade, equilíbrio e racionalidade a toda a sociedade gaúcha como predicados para uma discussão madura sobre esse tema tão fundamental para a infraestrutura de nosso Estado. Porque nós acreditamos num Rio Grande do Sul possível !!!

Acesse aqui a íntegra a Nota Técnica da Secretaria de Aviação Civil

Marco Aurélio Kirsch
Diretor de Relações Institucionais da ACI-NH/CB/EV
Integrante do Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro

 

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