13ª Mostra Curta Inclusão e Diversidade ocorre até quarta-feira

Por ACI: 10/11/2024

O Grupo Sinos, em Novo Hamburgo, sediou a reunião mensal do Comitê de Educação e Cultura na última quinta-feira, 07 de novembro, coordenada pela vice-presidente Cristine Schneider da Rocha. O presidente da diretoria-executiva, Fernando Alberto Gusmão, deu as boas-vindas aos integrantes e destacou a vinculação história da empresa jornalística com a educação no Vale do Sinos. “Há mais de 50 anos, a educação está no DNA do Grupo Sinos, que desenvolveu e desenvolve uma série de projetos para incentivar a leitura e levar informações às escolas, como Projeto Ler, Jornal na Sala de Aula e o Ser Educação”, disse.

Cristine destacou, na sequência, ações bem-sucedidas da ACI em que o comitê teve participação, como a presença na Mostratec 2024, a palestra com o ex-jogador de futebol Tinga e o Projeto ACI em Arte, com exposição de quadros de Ariadne Decker.

Também destacou o início de uma nova exposição, a partir do dia 17, esta do Ateliê Fazendo Arte, a realização da 13ª Mostra Curta Inclusão e Diversidade, com apresentação gratuita de curtas-metragens produzidos por alunos da rede municipal de ensino no Cinemark, nos dias 11, 12 e 13 de novembro, viabilizada com participação da ACI, e o recebimento da nova edição da revista Saberes em Foco, elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, cuja titular, Maristela Guasselli, integra o Comitê de Educação e Cultura.

CIT

O diretor-executivo da Fenac, Lívio Bruno, apresentou aos integrantes o ecossistema da Centro de Inovação Tecnológica de Novo Hamburgo – CIT, inaugurado em 19 de outubro. O hub é dedicado ao estímulo da inovação e do empreendedorismo, através da conexão e a inovação essenciais para o surgimento de novos negócios. Possui área total de 11 mil metros quadrados, dos quais 7,25 mil metros de área construída, e recebeu investimentos de R$ 7 milhões. A ACI é uma das entidades que integram o ecossistema do CIT, que tem como fundadoras as empresas Killing, Cigam e Unimed VS e a cooperativa de crédito Sicredi Pioneira.

Grupo Sinos

As integrantes Larissa Schneider, Carla Hagemann e Taila Rheinheimer Schmidt apresentaram projetos desenvolvidos pelo Grupo Sinos nas áreas de educação e Cultura. O Ser Educação tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação através da valorização dos professores e gestores, divulgação de boas práticas e desenvolvimento de ações que impactem a comunidade regional. Criado em 2020, o projeto chega a sua 5ª edição em 2024.

Restauro de monumento

Também foi pauta da reunião mensal o projeto de restauro do Monumento ao Imigrante, localizado na Sociedade Aliança. Trata-se do monumento mais importante de Novo Hamburgo, inaugurado em novembro de 1927 e que tem sua listra na bandeira do município. Foram arrecadados R$ 750 mil através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), mas entraves fiscais precisam ser solucionados.

Próxima reunião

A próxima reunião do Comitê de Educação e Cultura ocorrerá no dia 05 de dezembro, na sede da Diretoria de Desenvolvimento Rural, em Lomba Grande.

Receba
Novidades