20º Congresso da Federasul e 3º Congresso Mulheres Empreendedoras ocorrem em Bento Gonçalves

Por ACI: 28/06/2024

A cidade de Bento Gonçalves sedia, nesta sexta-feira e no sábado, o 20º Congresso da Federasul e o 3º Congresso Mulheres Empreendedoras, que iniciou com as palestras das empreendedoras supermercadistas Viviane Bender, de Cruz Alta, e Rosane Roxo, de Camaquã, que falaram sobre coragem, força e intuição feminina.

O presidente e o diretor da ACI, Robinson Klein e Fauston Saraiva, participam dos eventos integrados. Na abertura, o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, lembrou que a própria realização do evento demonstra o foco do empresariado gaúcho após a tragédia climática que assolou o Estado. “É um grande prazer, nesse momento de reconstrução, estarmos aqui. Estávamos pensando, após tudo que passamos em maio, se conseguiríamos fazer o congresso. Mas nós acreditamos que era o certo a se fazer “, afirmou. Ele também salientou a importância da integração entre os eventos, tendo em vista que 43% das lideranças da Federasul são mulheres.

Superação feminina

Após, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, Simone Leite, iniciou os trabalhos e reafirmou a importância do evento. “Não tínhamos dúvida em realizar. Mas as inscrições esgotadas dizem o porquê de fazermos”, afirmou. Ela também lembrou dos desafios que as mulheres vêm enfrentando nesse período pós-enchentes. “Se, para uma família com mãe, pai e filhos, tudo isso já é difícil, imagina para uma mulher sozinha com filhos, quando ela perdeu a casa, perdeu seu empreendimento, perdeu sua renda. No outro dia, ela tem que cuidar dos filhos, cuidar da casa e recomeçar”, ressaltou.

Da gravidez na adolescência à liderança empresarial

A arquiteta e empresária supermercadista Viviane Bender foi a primeira a palestrar. Ela contou sua história de superação, em um contexto de dificuldades como a gravidez na adolescência, problemas familiares, financeiros e de relacionamento. “Mas eu queria crescer, tocar minha vida, terminar o segundo grau e buscar melhorar de vida”, conta a empreendedora. Da limpeza de lojas e trabalho como doméstica, ela se tornou supermercadista em Cruz Alta e foi eleita a primeira presidente da Associação Comercial e Industrial da história da cidade. “Eu era improvável, mas fui a escolhida”.

Intuição que supera e expande

A segunda palestra da manhã foi da também supermercadista Rosane Roxo, de Camaquã. Em sua fala, a força e superação se destacam, mesmo em um momento complicado, após um divórcio e a necessidade de ir mais longe no mundo dos negócios, por exemplo. “Eu fui sempre muito empolgada. Me entregava de corpo e alma até de madrugada. Tudo ficou pequeno (em seu negócio), não comportava mais o movimento”. Foi o momento de liderar a expansão dos negócios da família. De um atacado de hortifrutis e floricultura, o negócio virou um centro de compras, contando com supermercado, estacionamento, café-bar e restaurante. A estrutura têm 7,2 mil metros quadrados. “Basta acreditar em nós mesmas, na nossa intuição e superação. Acreditem em vocês, esse é o caminho para o sucesso”. (Fonte: Federasul)

Acesse aqui outras informações sobre o evento