29 anos da Padaria Feiten: lições que vão muito além dos negócios

Por ACI: 08/04/2025

Com palavras simples, autenticidade e muitos exemplos de desafios superados ao longo de 29 anos como empreendedores, Sérgio Luís Feiten e Simone Lessinger Feiten, sócios-diretores da Padaria Feiten, prenderam a atenção e arrancaram aplausos dos 40 participantes do Conecta Regionais: Dois Irmãos, que a ACI promoveu nesta terça-feira, 08, no Centro de Eventos do Klein Ville Hotel.

Na abertura do evento, a vice-presidente regional, Liliane de Almeida, destacou a proposta de apresentar, a cada edição, palestras com empreendedores do município, para que outros possam conhecê-los e inspirar-se neles. Em seguida, Deivis Hansen, integrante do Comitê Regional, fez a apresentação do casal de empresários.

“Quando olhamos para os 29 anos de história da nossa empresa, vemos que temos muito mais do que números ou resultados a compartilhar”, disseram Sérgio Luís Feiten e Simone Lessinger Feiten, que começaram a empresa, na garagem da casa dos pais de Sérgio, com poucos recursos e alguns equipamentos usados, mas com a coragem de encarar o novo e a vontade de fazer diferente.

Empreender, conforme ele, exigiu “abrir mão da segurança” da CLT para assumir o papel de dono, conquistar a confiança do mercado e espaço para mostrar os produtos, além de entender as exigências do setor e construir um bom relacionamento com os bancos.

“Os primeiros anos foram desafiadores, mas, com trabalho duro, resiliência e o desejo de fazer a diferença, conseguimos crescer”, enfatizaram. Hoje instalada em prédio próprio e empregando 18 colaboradores, a indústria de alimentos com sabor artesanal atua, além do mercado regional, em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, tendo como clientes mercados e supermercados. Oferece uma experiência única para os consumidores, seja pelo sabor, pela qualidade dos ingredientes ou pela história por trás de cada produto.

Virada de chave em 2024

O ano de 2024 marcou uma virada de chave na história da Padaria Feiten. Além da modernização da logomarca, muitas inovações e investimentos foram feitos. O desafio era manter a tradição de receitas antigas, passadas de geração em geração, e inovar com novos sabores e novas técnicas de produção. “Precisamos estar sempre atualizados, sem perder nossa essência”, disseram.

Conforme Sérgio e Simone, os 29 anos de história os ensinaram a trabalhar em conjunto, inclusive com concorrentes. "Sozinhos não somos nada. Não nos formamos na faculdade, mas nossa empresa foi nossa grande escola em vários sentidos. Aprendemos a valorizar cada pessoa envolvida no processo, desde o fornecedor até o encarregado de abastecer a prateleira do mercado, e quem tem medo de perder não pode empreender”, concluíram, sob as palmas dos participantes.

Frases de Sérgio e Simone

- Em qualquer ramo, é necessário resiliência.

- Inovar é importante, porém sem perder a essência.

- O verdadeiro propósito do empreendedorismo é criar produtos que carregam história e cultura. Qualidade não é diferencial. É obrigação!

- Para ser bem-sucedido no negócio, é essencial manter o equilíbrio entre a vida pessoal e os negócios.

- A escalabilidade é sempre um desafio no mercado de produtos artesanais.

- Agregando valor ao produto, justifica-se o preço.

Patrocínio: Contacon ContabilidadeAlles AdvocaciaSicredi PioneiraBender Seguros e CLR Gráfica

 

Receba
Novidades