ACI apresenta estrutura, soluções e nova campanha a associados
ACI realizou nesta terça-feira, 10 de dezembro, a segunda edição do INTEGRACI, evento de integração em que apresentou a um grupo de 20 associados sua estrutura, as soluções disponibilizadas, a consultoria jurídica tributária e a bem-sucedida experiência de Marcelo Santejano, diretor comercial da Soul Renováveis, como associado.
Na abertura, o diretor, Fauston Saraiva, agradeceu a todos os que contribuíram para que o evento acontecesse e disse que a ACI é a maior associação empresarial do estado devido à participação ativa de seus associados nas atividades e ações promovidas. “Nossa estrutura é a extensão das vossas empresas, em todas as circunstâncias”, enfatizou.
Na sequência, o advogado Marciano Buffon, da consultoria tributária da ACI, revelou que o Brasil possui o sistema tributário mais complexo do mundo e também o maior custo de conformidade, além de um dos sistemas mais eficazes de arrecadação, o que desafia as empresas.
“Nossa orientação às associadas é sempre no sentido de agirem dentro da licitude”, disse Buffon. Conforme ele, o acesso à consultoria se dá através de e-mail, telefone e whats e que esta propõe com frequência demandas coletivas de interesse da categoria, como o desembaraço de mercadorias em recente greve de auditores fiscais da Receita Federal e a ampliação dos prazos de pagamento de tributos por ocasião da pandemia.
“Em tempos de crise, o alento institucional é relevante e permite saber que não se está só”, acrescentou. Marciano também destacou a ação recente que busca excluir, no regime de substituição tributária, a incidência de ICMS sobre a base de cálculo de PIS e Cofins e outra que busca assegurar o não pagamento de contribuição previdenciária sobre 1/3 de férias, que está prestes a transitar em julgado, assegurando, então, às empresas o direito de buscar o ressarcimento de valores pagos até agosto de 2020 e impetrar ação rescisória para não pagar a contribuição previdenciária sobre 1/3 de férias a partir de julho último.
Reforma tributária
Conforme Buffon, as empresas devem preparar-se para a maior mudança do sistema tributário brasileiro em 2025, haja vista que o Congresso Nacional deve votar até o fim do ano a regulamentação dos novos impostos IBS e CBS, instituídos pela reforma tributária em tramitação. A tendência é que os setores de indústria e comércio sejam beneficiados pela reforma em andamento. A reforma extingue o IPI, com diferentes alíquotas, e cria o Imposto Seletivo, ainda sem regulementação, que passará a incidir sobre o consumo de tabaco e álcool, combustíveis e plásticos de uso único.
Soluções ACI
As integrantes da Equipe comercial Alessandra Alves e Daniela Melo apresentaram cerca de 15 soluções que a ACI disponibiliza para facilitar as atividades diárias de seus associados e anunciaram o lançamento de uma campanha que premia as indicações por parte de associados de empresas para tornarem-se sócias da entidade.
A convite da ACI, Marcelo Santejano, diretor comercial da empresa de energia solar Soul Renováveis, apresentou o case #SouAssociado. Disse que, ao tornar-se sócio, em 2021, buscava conectar-se a outros profissionais, dar visibilidade à empresa e desenvolver-se como pessoa. Passou, então, a participar de eventos e atividades de comitês. “Isso me fez contabilizar excelentes resultados dentro da ACI”, explicou.
Conforme Marcelo, intencionalidade e atitude caracterização sua atuação na entidade. “Não basta ser associado. Tem que participar, pois o que vem em troca vale a pena”, destacou. Também citou a participação em visitas técnicas a empresas, nas quais teve oportunidade de conhecer empresários que são referência e estruturas aplicáveis à Soul Renováveis.
“A ACI nos desafia a evoluir, e todo desafio traz aprendizado”, acrescentou Marcelo, destacando que, das conexões feitas, surgiram negócios, amizades e novas experiências, como a participação em um podcast que debate temas relacionados à gestão empresarial e no projeto ACI Talks, que oportuniza o compartilhamento de experiências com alunos das redes municipais e estadual de ensino. O diretor da Soul estima que a ACI tenha oportunizado cerca de R$ 1 milhão em novos negócios à empresa nos últimos 3,5 anos, além de uma série de benefícios não financeiros, como ampliação de conhecimentos, relacionamento, amigos, crescimento, desejo de servir e energia.
"A ACI trouxe negócios puros e verdadeiros à Soul Renováveis, mas também a oportunidade de conhecer empresários bem-sucedidos, como Eduardo Cansi, da Apta Resinas, cuja mentoria ajudou-nos a crescer 102% em faturamento em 2024", concluiu.
Ao final, sempre guiados pela gerente de relacionamento, Maria Lúcia Chaves de Almeida, os associados visitaram as instalações e participaram de coquetel no auditório da ACI, onde também posaram para foto coletiva e receberam, cada um, uma xícara identificada com o logo da entidade.