ACI é parceira para inovar, diz presidente Robinson Klein

Por ACI: 24/10/2024

Em uma iniciativa inédita, o Conselho Deliberativo, integrado pelo presidente e pelos vice-presidentes, e os 15 comitês da ACI reuniram-se de forma conjunta, nesta quarta-feira, 23 de outubro, na Mostratec 2024, em Novo Hamburgo. “Na semana da inovação, a entidade – cuja atual gestão tem como propósito impulsionar a cultura da inovação na região – inova ao promover uma imersão de suas lideranças em um ambiente inovador”, disse o presidente Robinson Klein.

Klein destacou a atuação de cada um dos presentes em prol da inovação e disse que os vários eventos que vêm sendo realizados indicam que o propósito da ACI foi internalizado. Enfatizou que a inovação é essencial à sobrevivência das empresas, pois amplia seu poder de competir e permite entregar produtos e serviços de maior valor e mais qualidade. “Inovar não é inventar uma nova tecnologia. É, por exemplo, melhorar um pouco a cada dia um processo ou produto que resulte em ganho de tempo ou qualidade”, explicou.

O presidente da ACI enfatizou que ninguém inova sozinho, que a inovação deve ocorrer de fora para dentro e que é essencial inovar naquilo que é mais importante para a sobrevivência da empresa. “A partir dessas premissas, pode-se fazer outras inovações”, acrescentou. Também disse que a entidade é parceira para empresas que querem inovar e para isso disponibiliza uma série de soluções, como o ACI Open Innovation, grupo de investimentos que, juntamente com a Ventiur Aceleradora, promove startups com potencial de contribuição para a comunidade e os negócios locais.

Eventos e ações

Robinson Klein também listou uma série de iniciativas que indicam a consolidação do ecossistema de inovação do Vale do Sinos. A parceria da Ventiur Aceleradora de Startups e da ACI promove a inovação aberta, que une empresas, até mesmo concorrentes, para inovarem em conjunto. “Buscamos abrir a mente de associados e da comunidade para a inovação baseada na parceria e na confiança”, explicou.

Klein também destacou o Movimento Vale Inovador (MoVI), que apoia e ajuda a divulgar ações de inovação, e a presença no Eli Summit, em Petrolina/PE, em setembro, em que reuniram-se ecossistemas de inovação do Brasil e de outros países. “Vimos que o que estamos fazendo no Vale do Sinos está muito alinhado com o que o mundo está fazendo”, revelou.

A criação da Lei Municipal de Inovação de Novo Hamburgo – que, entre outras novidades, instituiu o Fundo Municipal de Inovação e um ambiente de sandbox, que permite testar ‘livremente’ inovações – e a inauguração do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), no último dia 19, também foram destacadas. “Temos todas as ferramentas para inovar em Novo Hamburgo, fazer a economia mais pujante e tornar a cidade mais inovadora”, concluiu.

Mostratec e Mindset IPO Day

Robinson Klein também enalteceu a importância da Mostratec – segunda maior feira de iniciação científica do mundo - para a apresentação de projetos de inovação elaborados por alunos da Fundação Liberato, que podems er apoiados pro empresários. Na feira, a entidade e 11 empresas associadas compartilham um estande inédito e lançam o programa adote um projeto e estimule o empreendedorismo.

Citou sua própria experiência – na primeira edição, em 1985, foi premiado pelo projeto de um software que identificava comandos vocais e acionava instrumentos – e que os estudantes inovadores que dela participam serão os líderes empresariais do futuro. Também fez referência à participação da ACI no Mindset IPO Day, no último dia 21, que apontou caminhos para o acesso a fundos norte-americanos de investimentos em empresas inovadoras.