ACI recebe convite para Mostratec 2024

Por ACI: 14/06/2024

ACI recebeu convite para apoiar na divulgação e participar da Mostratec 2024, que ocorre de 21 a 25 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo. O convite foi feito, nesta quinta-feira, 13, por Luis Eduardo Selbach, Coordenador  Geral da Mostratec, e Sergio Souza Dias, Diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Fundação Liberato, durante a reunião mensal do Conselho Deliberativo (Consed), coordenada pelo presidente em exercício, Giuliano Hoffmann.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia que apresenta projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Além da exposição de projetos, a Mostratec conta com eventos integrados como SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes. Em 2023, foram cerca de 30 mil, entre empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.

Durante a reunião, também foram apresentados os indicadores de maio da ACI e a proposta de novo regimento interno, que estabelece conexão com o novo estatuto social da entidade, revisado e aprovado em 2023. E os vice-presidentes apresentaram um resumo das atividades do seus respectivos grupos de trabalho. Os GTs, formados por um vice-presidente e diversos integrantes, foram criados em maio para oportunizar a ação rápida da ACI em auxílio às famílias e às empresas associadas que foram atingidas pela enchente.

Nas últimas semanas, a atuação tem sido em apoio à retomada das empresas que tiveram suas atividades parcial ou totalmente atingidas pela enchente. Além da orientação jurídica trabalhista, tributária e cível, entre outros serviços, a entidade tem atuado para a obtenção de linhas de crédito mais acessíveis, envolvendo especialmente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com cuja direção regional reuniu-se nesta, quarta-feira, 12, em Porto Alegre. A expectativa é que as demandas apresentadas sejam atendidas em breve e favoreçam empresas de todos os portes e segmentos.

Entre as opções de crédito já anunciadas, está o Pronampe Solidário RS, com subvenção de 40% do governo federal, disponível nas agências do Banrisul e da Caixa.

Projeto ACI em Arte

A vice-presidente de Educação e Cultura, Cristine Schneider da Rocha, informou que, nesta sexta-feira, 14, terá início o Projeto ACI em Arte, exposição de obras pintadas por artistas locais de grande projeção, até mesmo internacional, entre eles Ernesto Frederico Scheffel. A série "Arte e história que habitam em nossas vidas" contém obras do acervo particular do Dr. José Flávio Bueno Fischer, que, durante dois meses, vai compartilhá-las com os visitantes da entidade empresarial no Centro de Novo Hamburgo, numa iniciativa do Comitê de Educação e Cultura com participação e apoio da Fundação Scheffel. Ao final deste período, obras de outros artistas ou peças artísticas e históricas terão este espaço de destaque na entidade, numa proposta de novas obras e objetos a serem apreciados pela comunidade, num rodízio cultural.