ACI tem crescimento e superávit em 2024

Por ACI: 24/01/2025

A apresentação dos indicadores da ACI em 2024 foi um dos assuntos da reunião mensal do Conselho Deliberativo da ACI nesta quinta-feira, 23, coordenada pelo presidente, Robinson Klein. No ano passado, a entidade registrou superávit financeiro e crescimento do número de associados nas suas regionais, totalizando cerca de 1.100 empresas, das quais 81% são de micro e pequeno porte. Também realizou 95 eventos, que somaram 7,2 mil participantes e obtiveram índice de satisfação de 94%, além de realizar 2,8 mil atendimentos jurídicos e 1,3 mil atendimentos no escritório da Junta Comercial do RS.

Outros números do exercício
- 20 mil certificados de origem emitidos (4% a mais do que em 2023)
- 68 cursos realizados, com 851 participantes
- 56 mil consultas aos Cadastro do Comércio de Calçados – 3C
- 1044 consultas de crédito
- 91 vagas publicadas na plataforma ACI Talentos

Robinson Klein destacou a participação dos vice-presidentes nas ações que levaram ao desempenho positivo e ao reconhecimento dos projetos da entidade na área de inovação, entre outros. “Temos recebido feedbacks positivos de parceiros e entidades em relação à atuação da ACI para impulsionar a cultura da inovação nas empresas associadas e em toda a região. Nunca se falou tanto em inovação quanto agora”, disse. Klein também enfatizou que o estímulo à open innovation, na qual empresas diferentes se unem para inovar, será uma das ênfases do exercício que se inicia, em parceria com diferentes instituições.

Assuntos institucionais

O diretor, Fauston Saraiva, informou sobre ações recentes que beneficiam os associados, como a decisão favorável em processo judicial para exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e da Cofins e a reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para apresentação de apoio a projeto de criação de uma central estadual de licenciamento de edificações, que deverá reduzir a burocracia e o prazo de obtenção de alvarás. Além disso, reuniu-se com a diretoria da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para cobrar melhorias na RS-239 e com a Superintendência regional do Trabalho para solicitar atuação orientativa em relação à adequação de máquinas da indústria calçadista à NR-12.

Vice-presidências

A vice-presidente de Educação e Cultura, Cristine Schneider da Rocha, convidou a todos para a reunião aberta, no dia 07 de fevereiro, às 8h, que marcará o início das atividades do comitê em 2025. Os atrativos são uma intervenção cultural e duas intervenções educacionais. Também destacou que o projeto Fimec Cultural terá nova edição durante a feira, de 18 a 20 de março, em Novo Hamburgo, e o Espaço Conexão sediará, no próximo dia 30, reunião da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Maicon Schaab, vice-presidente de Infraestrutura, informou sobre reuniões com novos dirigentes de secretarias e autarquias de Novo Hamburgo e Sheila Bonne, vice-presidente de Internacionalização, disse que, em fevereiro, serão intensificadas as ações de divulgação do curso de gestão de moda em calçados que será realizado em setembro, na Accademia Costume & Moda, na Itália. A secretária-executiva Elen Marques Nunes informou, a pedido da vice-presidente de Governança e Planejamento, Maria Cristina Bohnenberger, que será reeditada a Cartilha de Governança e que, para tanto, será feita pesquisa junto aos comitês da ACI, a partir de 04 de fevereiro. O vice-presidente regional de Campo Bom, Eduardo Gottlieb, disse ter recebido pedido de apoio à mobilização pró-asfaltamento da Estrada Afonso Strack, que liga o bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, a Campo Bom. A obra deve beneficiar o turismo rural na região.

 

 

Receba
Novidades