Artecola apresenta novos laminados em feira de SC

Por ACI: 18/09/2024

A Artecola participa nesta semana (17 e 18 de setembro) da 23ª edição da SEINCC – Semana da Indústria Calçadista Catarinense. A mostra de componentes e máquinas para calçados acontece no Centro de Eventos de São João Batista (SC), numa realização do Sindicato Calçadista da cidade. A empresa expõe no evento novas tecnologias em adesivos e laminados que contribuem para tornar a produção de calçados mais sustentável.

Uma das novidades é a linha ECO 7500, de couraças e contrafortes reciclados de excelente performance. As novas referências Artedur ECO 7500, de contrafortes, e Artefirm ECO 7500, de couraças, são sustentáveis por serem produzidas a partir da reciclagem, dentro do conceito de economia circular. Resíduos de diversos processos industriais são transformados em matéria-prima para os novos produtos, com performance de alto nível.

Entre os diferenciais, as novas linhas já possuem adesivo em sua composição (aderem quando reativadas), o que elimina o processo de aplicação do adesivo. E apresentam características técnicas que atendem à maioria dos segmentos (infantil, masculino, feminino e tênis casual), proporcionando resistência e conforto. “São produtos pensados para mercados que buscam redução de custo com qualidade e resultado sustentável”, destaca o Coordenador da área calçadista, Jesus Gomes.

Menos impacto ambiental

A migração para tecnologias de menor impacto ambiental é um dos objetivos da Artecola junto a todos os mercados em que atua. Dentro desse objetivo, a companhia oferece a possibilidade de entregar os contrafortes e couraças já cortados e chanfrados. Se o cliente optar pela compra tradicional, em chapas, a empresa se responsabiliza pelo recolhimento sem custo de todas as aparas. “É uma sobra que iria gerar grande volume de resíduos e passivo ambiental para o cliente, mas nossa tecnologia sustentável permite a circulação dos materiais. Trabalhamos com o serviço agregado e com a visão dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, finaliza Jesus.

A redução do impacto ambiental passa também pelos processos de colagem. Por isso, outro destaque da Artecola na SEINCC são os adesivos aquosos e hot melt. “Trabalhamos para reduzir a presença de compostos orgânicos voláteis (VOCs) na produção, o que é melhor para as pessoas e para o meio ambiente”, ressalta o coordenador.

Aos 76 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Conta com três áreas de negócios – Indústria, Varejo e Extrusão – e nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico. Está presente em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Atua em 18 países, gerando cerca de 800 empregos diretos. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.

Fonte/Associada: Artecola / assessoria de imprensa