Assessoria tributária para indústria do RS e oportunidades de internacionalização

Por ACI: 06/09/2024

Assessoria tributária com foco na indústria, demandas do Conselho Comunitário Pró-segurança Pública de Novo Hamburgo e oportunidades de internacionalização para empresas da região foram os temas da reunião mensal do Comitê da Indústria, coordenada pelo vice-presidente César Ramos, nesta sexta-feira, 06 de setembro.

Novo associado da ACI, o escritório Silveira Torquato, com sedes em Porto Alegre e São Paulo, esteve presente por meio de sua sócia-fundadora Camila Torquato e seus diretores Bruno Henrique Ferreira e Paola Hoppe. Com atuação em todo o Estado, o escritório é especializado no atendimento à indústria, em áreas como planejamento tributário, revisão fiscal e recuperação de créditos, entre outras.

Conforme Camila, a expectativa é de que a reforma tributária aprovada em 2023 pelo Congresso Nacional, que ainda depende de leis complementares, simplifique as atividades tributárias da indústria, mas não há a certeza de que vá reduzir a carga tributária do setor. A especialista em resolução de demandas tributárias de alta complexidade sugere aos empresários da indústria devem analisar o cenário do setor e particularmente de seus negócios para a adoção de eventuais medidas judiciais tributárias que lhes possibilitem vantagens competitivas.

Consepro NH

O ex-presidente Jurandir Moraes e o diretor Adriano Fleck destacaram a atuação do Consepro NH em apoio aos órgãos de segurança pública do município, que enfrentam dificuldades devido à demora e insuficiência dos repasses por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Com doações do Ministério Público, empresas e contribuintes individuais, o órgão tem atendido a demandas como consertos e compra de pneus para viaturas, obras emergenciais em delegacias e aquisição de equipamentos de proteção para policiais e bombeiros locais.

Demandas diversas encontram-se abertas, por isso o Consepro necessita de doações recorrentes de empresas, que podem direcionar parte do ICMS devido a projetos do órgão disponíveis no Programa de Incentivo ao Aparelhamento de Segurança Pública no Rio Grande do Sul (Piseg-RS). Até 5% do imposto devido podem ser direcionados, com a contrapartida de 10% do valor por parte da empresa, a projetos geridos pelo Consepro, beneficiando a comunidade e o segmento empresarial de Novo Hamburgo. Pessoas físicas também podem fazer doações recorrentes e ajudar o Consepro NH.

Internacionalização

A vice-presidente de Internacionalização, Sheila Bonne, convidou os integrantes do Comitê da Indústria para a próxima edição do Dinner Talking, que ocorre no dia 11 de setembro, no Restaurante do Swan Novo Hamburgo, partir das 18h15 minutos. O evento promove a cultura da internacionalização das empresas da região. Nesta edição, tem como destaque duas palestras. Na primeira, Rosana Pasini, sócia-fundadora da The Forties International, abordará o tema Vinho: Vida, Paixão & Negócios. Na segunda, Arthur Müller Fiedler, gerente de investimentos na Sicredi Pioneira, analisará o cenário econômico internacional, o cenário econômico nacional e as perspectivas econômicas para o RS.

Conforme Sheila, a internacionalização dos negócios (importação e exportação) é uma estratégia importante para a segurança econômica de empresas de todos os portes e segmentos, inclusive pequenas. “41% dos CNPJs que exportam no Brasil são micro e pequenos negócios”, informou.

 

Receba
Novidades