Candidatos a prefeito de Novo Hamburgo apresentam propostas na ACI
Os cinco candidatos à prefeitura de Novo Hamburgo apresentaram suas propostas a dirigentes e associados da ACI nesta segunda e terça-feira, dias 02 e 03 de setembro. A retomada do desenvolvimento econômico é uma ação presente nos programas de governo de Raizer Ferreira (PSDB), Tania da Silva (MDB), Tarcísio Zimmermann (PDT), Fufa Azevedo (PT) e Gustavo Fink (PP).
As propostas nesse sentido incluem diálogo com entidades empresariais para identificar suas demandas, parcerias com universidades e instituições de ensino técnico, remoção de barreiras que dificultam investimentos, fomento à inovação, atração de novas empresas, tanto nos setores econômicos já existentes quanto em outros, e promoção de cursos de capacitação profissional, entre outras. “Os candidatos apresentaram diferentes futuros para o município, e os eleitores poderão fazer a melhor escolha possível”, disse o presidente Robinson Klein, que comandou os encontros políticos de 2024.
Raizer Ferreira – PSDB
O primeiro candidato a se apresentar, conforme sorteio, foi Raizer Ferreira, do PSDB. O ex-secretário de obras entre 2018 e 2020 e atual vereador de Novo Hamburgo pretende criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, com representantes de todas as esferas do poder público e das principais instituições, organizações e entidades relacionadas à temática, com a possibilidade de criação de um fundo municipal para esse fim.
Também pretende mapear prédios, imóveis, quadras e outros espaços abandonados ou desocupados e incluí-los no plano de incentivo e captação de novas empresas (zonas industriais), assim como criar políticas específicas para atrair e incentivar empresas de tecnologia e inovação, com o objetivo de fomentar negócios, empreendedorismo, inovação tecnológica e economia criativa.
Outro objetivo é criar um plano de incentivo para empresas que absorvam mão de obra da juventude, da terceira idade e pessoas com deficiência e ofertar cursos profissionalizantes para qualificação de trabalhadores baseados na necessidade das empresas locais. “Também vamos estreitar o relacionamento com o Sistema S e ampliar o incentivo à participação de empresas locais em feiras regionais, estaduais, nacionais e internacionais, de acordo com cada setor, além de incentivar e realizar novos eventos de negócios na Fenac”, disse. Assista aqui a apresentação
Tânia Terezinha da Silva – MDB
A ex-prefeita de Dois Irmãos, ex-presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo e ex-assessora especial da prefeita Fátima Daudt disse adotará duas ações principais para promover o desenvolvimento econômico, se eleita prefeita. A primeira é o fomento às microempresas e aos Micro Empreendedores Individuais, através do governo digital. “Processos de abertura e outros se tornarão mais rápidos através da digitalização dos serviços, da redução de entraves burocráticos e da interligação das atividades das secretarias“, explicou. Conforme ela, a recuperação da malha viária é outra prioridade para os primeiros meses de governo. “Empresas precisam de segurança para fazer negócios”, justificou.
A candidata pretende criar um comitê, formado por entidades empresariais e comunidade, para identificar demandas e oportunidades nas áreas de eventos, cultura e lazer. O comércio do Centro da cidade, que, segundo ela, involuiu após a pandemia, receberá atenção especial. “Vamos conversar com todos os setores para ouvir suas sugestões. Vamos apostar na capacitação e atacar o problema da população de rua. O Rotativo Digital será reavaliado, especialmente no que se refere às multas, e vamos replicar os projetos que fazem os bairros crescer, enquanto o Centro declina”, informou.
Outras propostas são a atuação em conjunto com outros municípios e associações para desenvolver o turismo regional, conversar diretamente com empreendedores para atrair novas empresas e manter as atuais, valorizar o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) e a Fenac para promoção da inovação, um olhar especial para o potencial turístico de Lomba Grande e ofertar cursos técnicos para jovens em parcerias com instituições locais. Assista aqui a apresentação
Tarcísio Zimmermann - PDT
Primeiro candidato a se apresentar nesta terça-feira, o ex-prefeito Tarcísio Zimmermann afirmou que a remoção dos obstáculos que dificultam investimentos no munícipio é uma das primeiras ações que desenvolverá, caso seja eleito. “Vamos conversar com a ACI, a CDL, o Sindilojas e outras entidades empresariais para saber o que está travando o desenvolvimento das empresas”, disse, acrescentando que ''os processos na prefeitura não podem demorar tanto quanto atualmente''.
O candidato também enfatizou que vai discutir com a sociedade novas estratégias para o desenvolvimento de Novo Hamburgo. A ideia é encontrar uma nova alternativa econômica que substitua as perdas decorrentes da redução da produção de calçados e criar um distrito industrial de base tecnológica, que associe educação tecnológica, estímulo ao empreendedorismo e atuação em segmentos especializados, como fármacos e equipamentos de saúde.
Conforme Zimmermann, outra ação prioritária será um acordo para definição de investimentos prioritários por parte da administração municipal. “Através de um cuidadoso processo de gestão das contas públicas, com redução de 30% dos cargos de confiança e do próprio salário do prefeito, vamos ter condições de fazer investimentos”, explicou. Tarcísio Zimmermann também disse pretende retomar o projeto Fenac do Futuro, um pavilhão multiuso destinado a promover o turismo de negócios na cidade, beneficiando os setores de indústria, comércio e serviços, e potencializar o projeto Caminhos de Lomba Grande, que, segundo ele, tem vocação para gerar resultados positivos na área de turismo rural. Assista aqui a apresentação
Fufa Azevedo – PT
Uma das propostas de adoção imediata apresentadas pelo ex-vereador e consultor de marketing é a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Tecnológico, com participação de todas as entidades representativas, para definir e gerir estratégias de futuro para o município. Com participação do poder público e da iniciativa privada, o conselho será o indutor do desenvolvimento econômico municipal. Atuará em conjunto com Sala do Empreendedor, espaço que receberá os pedidos dos empreendedores e os fará circular por todas as secretarias, oferecendo suporte e informações para as empresas.
Outro objetivo, conforme Fufa, é transformação da Fenac, empresa de economia mista controlada pela Prefeitura de Novo Hamburgo e de cuja diretoria fez parte. Com nova formatação, a Fenac será agente de articulação do turismo, da inovação e do desenvolvimento tecnológico do município. “Com novas unidades de negócios Fenactec e Fenactur, a Fenac terá um papel maior do que tem hoje”, disse.
Conforme o candidato, para atração de empresas, uma das apostas é a criação de condomínios industriais menores e voltados a segmentos como indústria criativa, moveleira e de tecnologia. Para isso, a ideia é fazer um mapeamentos dos imóveis desocupados nos bairros atualmente e adequá-los para receberem empresas de menor porte e inovadoras. “São segmentos que carecem de uma articulação estratégica e que possuem potencial de crescimento e geração de renda e oportunidades de trabalho”, definiu. Assista aqui a apresentação
Gustavo Finck – PP
Último a se apresentar, o candidato do PP disse que a desburocratização dos processos da prefeitura será efetuada nos primeiros meses de 2025, caso seja eleito. “Através do governo digital, projetos de construção de até 300 metros quadrados terão análise simplificada”, disse. Além disso, as secretarias de Habitação e Desenvolvimento Econômico passarão a dialogar com empresas que queiram se instalar em Novo Hamburgo, para eliminar entraves e facilitar os investimentos.
Finck disse que é preciso reagir à perda de empresas para outras cidades da região. Uma proposta é a qualificação de atelieres de costura que prestam serviços para indústrias de calçados e acessórios e de profissionais para outros segmentos. “O potencial da indústria coureiro-calçadista é grande, mas há falta de mão de obra capacitada. Por isso, vamos fazer parcerias com instituições que possam qualificar trabalhadores para este segmento”, explicou.
Conforme Finck, o Centro de Inovação e Tecnologia, a ser inaugurado em breve no bairro Canudos, será reavaliado. O foco será a atração de grandes empresas e a capacitação profissional de jovens para o mercado de trabalho. Finck pretende criar a Secretaria de Governança, Gestão e Desburocratização para facilitar projetos de investimentos no município, e implantar o atendimento via whatsapp em todas as secretarias, para que as demandas das empresas e da comunidade sejam atendidas com maior rapidez. Assista aqui a apresentação