Comércio local registra volta dos consumidores

Por ACI: 06/06/2024

Após semanas de baixo movimento devido à enchente que atingiu o Estado, o comércio de Novo Hamburgo registra aumento do fluxo de clientes e negócios. No último fim de semana, por exemplo, o IFashion Outlet Novo Hamburgo, na BR-116, contabilizou número de consumidores e volume de vendas superiores aos dos últimos meses. “Os lojistas nos reportaram vendas muito boas”, diz o administrador Luiz Felipe Pereira.

Pereira enfatiza que a demanda reprimida e ‘a volta das pessoas à vida’, somadas à injeção de recursos federais e ao apoio financeiro das empresas aos colaboradores atingidos, devem ter reflexos positivos sobre a economia da região, que tende a recuperar-se mais rapidamente do que pós-pandemia.

Outros estabelecimentos comerciais também vivem nova realidade em junho. Uma loja de perfumes com unidades em Canoas e Novo Hamburgo tem alta nas vendas, motivada inclusive pelas dificuldades de entrega por parte de e-commerces na região.

Os efeitos da enchente sobre as atividades do setor foram tema da reunião mensal do Comitê do Comércio da ACI, nesta quarta-feira, 05, coordenada pela vice-presidente Inês Vaz, diretora do Olivaz Empório.

Ligada à Nuve.Ag Companhia Criativa, agência de publicidade e marketing digital que acompanha os novos formatos de comunicação e gestão de pessoas, a integrante Nicole Thiesen enfatiza que o varejo físico tem pela frente uma grande oportunidade de negócios, mas deve investir para atrair e reconquistar os consumidores que migraram para os canais on-line e, agora, veem seus os pedidos atrasarem.

Proprietária da loja Valente 436, Roberta Lipp Coimbra afirma que, após a catástrofe climática, a retomada das atividades ocorre com novo ânimo. “Até mesmo as postagens em nossas redes sociais estão diferentes, apresentando novos looks com produtos à venda”, explica.

Diagnóstico de clientes

ACI realiza um diagnóstico para identificar as empresas associadas que foram impactadas direta e indiretamente pela enchente. O objetivo, conforme o diretor Leandro Villela Cezimbra, é identificar as necessidades e desenvolver ações para mitigar os efeitos. Paralelamente, a entidade atua para prorrogar os prazos de vencimento de tributos, tanto municipais quanto estaduais e federais, e negocia com instituições a oferta de linhas de crédito especiais, além de impetrar ações judiciais para obtenção de benefícios tributários aos integrantes de seu quadro social.