Como aumentar engajamento nas redes sociais

Por ACI: 10/07/2024

Nicole Naiara Thiesen, sócia da Nuvem.ag, agência de publicidade e marketing com sede em Novo Hamburgo, foi a palestrante da reunião mensal do Comitê do Comércio, nesta quarta-feira, 10, coordenada pela vice-presidente Inês Vaz. Também integrante do comitê, Nicole destacou a importância da presença digital para os negócios locais. Conforme ela, quem não é visto não é encontrado, mas, antes de pensar em ser encontrado no digital, deve-se pensar em quem vai nos encontrar!

“Ao nos posicionarmos na internet, falamos com um grande número de pessoas de várias idades, até de outros estados e países, pois a internet não tem limite geográfico. Então, antes de falar, o mais importante é se atentar com quem falar, para não tocar para a plateia errada e não perder dinheiro”, explicou.

Nicole destacou exemplos como as diferentes gerações pesquisam sobre marcas. Enquanto a Geração Z (18-24 anos) recorre especialmente às mídias sociais (50%), a Y (25-34 anos) prefere os buscadores. Ela também citou estratégias que podem ser utilizadas por empresas e marcas.

- Mostrar os bastidores, isto é, o processo de produção, a equipe e o dia a dia do negócio, gera aumento da autenticidade e conexão com o público.

- Promoções exclusivas para seguidores, como descontos para quem as segue nas redes sociais, incentiva os clientes a visitarem a loja física.

- Incentivo à interação, como criação de enquetes, perguntas e desafios, incentiva os seguidores a comentarem e compartilharem.

Colaborações locais e parcerias

Outras estratégias eficazes são colaborações com influenciadores e outros negócios locais. Os benefícios são especialmente aumento da visibilidade e credibilidade. Os nano influenciadores, com forte conexão com seus seguidores, são ideais como divulgadores, criando conteúdo autêntico para marcas. Transformar clientes em nano influenciadores pode gerar resultados exponenciais nas mídias sociais, devido ao alto engajamento comparado às médias do Instagram.

Promover eventos e experiências na loja, através das redes sociais, gera compartilhamento de experiências dos clientes durante os mesmos. “Feedback e avaliações também são indicados. Por isso, incentive os clientes a deixarem avaliações on-line. Responda aos feedbacks, mostrando que valoriza a opinião do cliente”, acrescenta Nicole.

Brasileiros x mídias sociais

Pesquisa citada por Nicole indica que as mídias sociais não são vitrines, e os brasileiros as usam para manter contato (59,9%), saber novidades (52,7%) e encontrar produtos (43,2%). Marcas devem engajar, ser como amigos, e oferecer conteúdo útil e relevante, criando relacionamentos autênticos. “Nas redes sociais, não deixe o cliente falando sozinho. Responda-o e dê-lhe atenção”, sugeriu. Outra dica é que as marcas estudem em qual plataforma o seu cliente está antes de investir tempo e dinheiro em posicionamento.

Assuntos institucionais

Participando pela primeira vez da reunião do Comitê do Comércio, o novo diretor da ACI, Fauston Saraiva, destacou ações recentes da entidade em benefício dos associados. Citou as cartas enviadas ao BNDES, solicitando atenção ao spread excessivo das instituições financeiras que repassam recursos às empresas gaúchas atingidas pela enchente, e ao Ministério da Fazenda, com pedido de isenção de IOF às operações de crédito de empresas gaúchas localizadas em municípios em situação de emergência e calamidade.

Também destacou evento que a ACI promove, na próxima sexta-feira, 12, em que serão apresentadas informações  sobre linhas de crédito do BNDES e do BRDE aos integrantes do Comitê da Indústria.