Crédito mais barato é essencial para retomada dos pequenos negócios

Por ACI: 11/06/2024

A análise dos impactos da enchente sobre as atividades das micro e pequenas empresas gaúchas foi o tema principal da reunião mensal do Comitê de Micro e Pequena Empresa nesta segunda-feira, 10, coordenada pela vice-presidente Rosane Machado.

Pesquisa realizada pelo Governo do Estado e pelo Sebrae RS indica que, das 15,9 mil empresas que haviam respondido ao questionário até 27 de maio, 61,8% disseram que foram muito impactadas pela enchente, 30,39% que foram parcialmente impactas e outras 6,18% afirmaram que foram pouco impactadas.

Conforme a pesquisa, o acesso ao crédito é a prioridade máxima das empresas. Grande parte delas pretende recorrer ao crédito para a retomada das atividades, mas, conforme Rosane, os gestores devem analisar se efetivamente há essa necessidade e as condições de contratação das linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras. Uma das opções mais conhecidas, o Pronampe Solidário RS, mesmo com subvenção de 40% do governo federal, é considerada caro para os pequenos negócios.

A expectativa, agora, é pelo anúncio de linhas de crédito mais acessíveis por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ACI terá reunião, nesta quarta-feira, 12, com diretores da instituição justamente para reiterar a importância de taxas de juros menores e prazos maiores para os pequenos negócios. A entidade também disponibiliza o seu programa de Microcrédito, com taxa reduzida para 1,3% ao mês.

Sebrae Supera

Rosane enfatizou o lançamento, por parte do Sebrae RS, da Sebraetec Supera, consultoria que apoia os empreendedores nos reparos dos seus negócios. A consultoria de recuperação de espaços físicos de pequenas empresas do RS atingidas pelas enchentes de maio de 2024 ajuda os empreendedores a traçar um plano de ação pra reabrirem os seus negócios, custeando parte desses reparos através de reembolso.

O empreendedor que teve o espaço físico da sua empresa atingido pelas enchentes deve cadastrar o interesse em participar da consultoria neste link: https://forms.gle/pHDKQ3399s3RC5ff7

A partir desse cadastro, o Sebrae entra em contato para conversar e validar se o negócio atende aos requisitos necessários, tais como estar enquadrado na categoria MEI ou Micro e Pequenas Empresas (MPEs), possuir conta bancária em nome do CNPJ ou produtor rural com conta no nome da Inscrição Estadual e espaço físico a ser reparado que esteja em uma área alagada das cidades do RS com decreto de calamidade público.

Ações do CMPE

Durante a reunião mensal, Rosane também destacou o propósito do Comitê de Micro e Pequena Empresa -  Acolher e desenvolver as micro e pequenas empresas para que cresçam de maneira sustentável – e as ações para o biênio 2024-2025. Destacam as seguintes: manter linha editorial focada nas necessidades dos associados, lançamento do ACICast, podcast com vice-presidentes e convidados, mapear oportunidades de novos negócios para a PMEs associadas, participação no Fórum Fortalece RS, projeto de capacitação de bares e restaurantes, migração da Confraria dos Pequenos Negócios para o Comitê de Serviços; Promoção do 1º Encontro de Pequenos Negócios, participação na programação de conteúdo da Sulserve e auxílio à equipe interna da ACI na definição, estratégia e monitoramento de indicadores-chave.