Criar marca é somar inteligências, diz palestrante do Prato Principal

Por ACI: 26/09/2024

Construir marca é mais que atender a um desejo de quem empreende. É importante por que as jornadas de compra são cada vez mais intencionais e imprevisíveis. A afirmação é da publicitária, estrategista de marketing digital e diretora de relacionamento e novos negócios da Agência Protarget, Annie Piagetti Müller, que foi a palestrante do Prato Principal que a ACI realizou nesta quinta-feira, 26 de setembro.

Abordando o tema 4Cs Brand Model: construindo marcas de valor, Annie Müller enfatizou que o advento da pandemia levou ao confinamento das pessoas, fazendo surgir um repertório digital & de compra. A crise levou a mais buscas e menos lealdade e a uma nova categoria de consumidor, com uma nova cesta digital e nova dinâmica de compras. O mercado passou do período de abundância para o de pressão. Nele, as empresas agora têm pressão por melhores resultados com menos recursos, o mercado registra pressão por competitividade em meio a varejistas mais experientes e os consumidores pressionam para fazer cada real render mais.

As mudanças podem ser traduzidas em números. Em 2023, conforme Annie, 72% dos brasileiros pesquisaram mais antes de comprar, na comparação com 2022. O dado da Edelmamn não diz respeito apenas aos preços. Conforme o Trust Barometer 2023, a construção de confiança é cada vez mais importante para o sucesso da marca.

O principal agente de transformação é a Geração Z, que transforma o ecossistema de compras. 79% dos consumidores nascidos entre 1995 e 2010 acreditam que é mais importante confiar nas marcas que compram e usam do que era no passado e 66%, quando confiam em uma marca, são mais propensos a comprar novos produtos, independentemente do preço.

Nesse cenário, as marcas precisam gerar o engajamento contínuo do consumidor, que gera atração. O posicionamento da marca gera confiança, a confiança gera decisão e a venda gera crescimento.

O que faz uma marca durar

Conforme Annie, criar marca é somar inteligências. Não existe verdade pronta e não existe fórmula mágica, mas a experiência da Protarget, que atua há 42 anos no mercado publicitário, indica que, cada vez mais, a resposta está na soma. “O mundo em que a gente está agora é agregador. Não é sobre o que já passou e o que vai vir. É a combinação dos dois”, disse. O processo de construção de marca decorre da soma de culturas, pessoas, plataformas e ideias.

Mas, certas coisas e suas essências continuam, como o poder das grandes ideias, o fundamento da coerência, a relevância da consistência e a importância da colaboração. Elas formam os 4 cs brand model.

Criatividade é a forma mais original de comunicar a mensagem. Coerência é tradução da verdade do negócio. Consistência é a construção de uma narrativa de marca futura e contínua e colaboração é a construção em conjunto das estratégias de comunicação das marcas. São criatividade, estratégia, performance e design unidos para construir marcas de valor.

Criar buscando os 4Cs?

Conforme Annie, fazer é mais importante do que falar, especialmente quando as ideias têm poder de surpreender e a estratégia utilizada é a colaboração, que significa pensar em conjunto na construção das estratégias de comunicação das marcas. “O coletivo entrega mais”, enfatizou a palestrante, reiterando que criar marca é somar inteligências. Não existe verdade pronta e não existe fórmula mágica. Existe muito trabalho, feeling e, acima de tudo, mentes criando e construindo juntas.

Patrocínio máster: Sicredi Pioneira

Patrocínio: Domínio TributárioConexo LogisticsCigam Software CorporativoExatus ContabilidadeUnimed Vale do SinosRevista Expansão - 25 anos e Dem Bas Embalagens

Apoio máster: Universidade Feevale e Sebrae RS