“Dedique-se mais a planejar do que a executar”, sugere especialista em gestão

Por ACI: 29/11/2024

A vice-presidente da Micro e Pequena Empresa, Rosane Machado, foi a convidada para a reunião mensal do Comitê de Serviços da ACI, nesta quarta-feira, 27 de novembro, coordenada pela vice-presidente Fabiana Bissolotti. Rosane, ex-integrante do Comitê de Serviços e que assumiu a vice-presidência em 2022, é uma das fundadoras da Confraria dos Pequenos Negócios, que já teve mais de vinte edições realizadas, em Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância, com aproximadamente 500 participantes.

Em nível profissional, é professora, contadora, palestrante e mestre em controladoria e finanças. Também é fundadora do Grupo RomaBC, que reúne as empresas RomaBC Consulting, RomaBC Simplifica, RomaBC Connect e Green+ Finanças Descomplicadas. Juntas, elas ajudaram empresas a administrar mais de R$ 2 bilhões nos últimos dois anos, transformaram as jornadas mais de mil empresas ao longo de 15 anos de atuação, capacitaram mais de mil empreendedores por meio de palestras, cursos e treinamentos e empregam mais de 30 colaboradores. “Somos um time de especialistas em gestão econômica e financeira que ensina, orienta, humaniza e faz o sucesso dos negócios acontecer”, disse.

Como alinhar planejamento estratégico, tático e operacional

Em sua apresentação, Rosane detalhou a importância do alinhamento do planejamento estratégico, tático e operacional para o sucesso e a sobrevivência das empresas. “Planejamento é fundamental, pois indica como chegar ao objetivo, simplifica o caminho e ajuda a fazer as coisas certas no dia a dia”, explicou. Conforme Rosane, planejamento operacional diz respeito a quem faz/produz, tático envolve as lideranças e estratégico relaciona-se à diretoria da empresa. “Líderes precisam estar 80% no futuro e 20% no presente”, indicou.

A convidada também enfatizou o quão importante é o engajamento dos colaboradores e que não há como fazer gestão sem fazer planejamento, que é a chave que traciona níveis. Além disso, disse que as empresas em geral têm a 'cara do dono', por isso os dirigentes devem dar exemplo para que toda a equipe possa envolver-se e comprometer-se com os objetivos da organização.

Rosane destacou ainda a necessidade de mudança do mindset das empresas, para as quais só existem três caminhos: sucessão, venda e falência. “Planejar vale a pena. Dedique-se mais a planejar do que a executar e use a ferramenta certa no momento certo”, concluiu.

Outros assuntos

Durante a reunião mensal, também foram analisadas ações do planejamento estratégico do Comitê de Serviços e o diretor da ACI, Fauston Saraiva, enfatizou que a entidade acompanha a tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional e emitiu posicionamento contrário à PEC que propõe o fim da jornada de trabalho 6x1 e sua substituição por outra a ser ainda definida.

Receba
Novidades