Definições marcam reunião mensal
Uma série de definições marcou a reunião mensal do Comitê de Educação e Cultura, nesta quinta-feira, 01º, coordenada pela vice-presidente Cristine Schneider da Rocha. Um dos destaques foi a definição do propósito e dos pilares do comitê, que são fortalecer ações de educação e cultura, afim de promover o desenvolvimento social e econômico da região, transformando vidas, e alunos, professores e cultura, respectivamente.
No encontro mensal, também foi definida a realização de reuniões itinerantes em 2023, sendo que a primeira, em abril, ocorrerá na Fundação Scheffel e a segundo, em maio, no Museu Nacional do Calçado, em Novo Hamburgo. Também foi avaliada como positiva a participação na reunião dos secretários de educação dos municípios que integram a Amvars, em novembro, e a teve continuidade o debate em torno do Projeto ACI Talks, que prevê a realização de bate papo de 20 minutos com alunos de escolas municipais sobre educação financeira, empreendedorismo e outros assuntos.
O integrante Everton Augustin, diretor do Instituto de Educação Ivoti, apresentou o manifesto Educação de uma vez por todos, elaborado por participantes de encontro realizado na instituição, em 31 de agosto, para refletir coletivamente sobre a formação de professores no cenário atual, pauta considerada de extrema urgência e de responsabilidade coletiva. O documento já foi encaminhado a entidades e deve ser entregue à secretaria de educação do RS, assim como enviado ao Ministério da Educação, oportunamente.
ACI Talentos
A secretária executiva do Comitê, Lilian Josiane da Silva Przygoda, apresentou o ACI Talentos, um dos novos serviços da ACI. Trata-se de uma solução inovadora desenvolvida com a empresa de Kretos que busca facilitar o processo de recrutamento de talentos, conectando empresas e candidatos por meio de uma plataforma on-line que já conta com mais de 300 mil currículos.