DGT lança novo sistema de monitoramento de empresas
A DGT Tecnologia em Segurança anunciou o lançamento de uma nova ferramenta para monitoramento de empresas privadas em Estância Velha, durante a reunião mensal do Comitê Regional da ACI no município, nesta terça-feira, 25, coordenada pelo vice-presidente Gabriel Müller.
Conforme o supervisor de desenvolvimento, Davi Lobato, e o executivo comercial da empresa, Ronald Schuch, a Bridgefy utiliza câmeras de segurança de alta definição e é integrada ao sistema público de cercamento eletrônico, cujas imagens são utilizadas pelas forças de segurança para operações de prevenção e intervenção em toda a região.
O sistema inclui totem (poste) e câmera de monitoramento e pode ser instalado por empresas em geral, como farmácias, centros de distribuição e postos de gasolina, entre outras. O investimento para instalação é de R$ 1 mil e a mensalidade é de R$ 390,00 por unidade. Além destes, o estabelecimento contratante responsabiliza-se pelos custos de energia elétrica e de internet para a operação do sistema.
A plataforma é de fácil usabilidade e pode ser acessada de qualquer local e a qualquer hora. Realiza o monitoramento 24h e identifica veículos pelos caracteres da placa a uma distância de até 50 metros, permitindo o acompanhamento do trajeto percorrido e também da ação de pessoas suspeitas na área de cobertura.
Atualmente 25 câmeras de monitoramento estão em operação em Estância Velha, sendo sete em empresas privadas. “A instalação de câmeras em diferentes pontos da cidade ajudou a reduzir os índices de violência e, agora, nosso objetivo é tornar Estância Velha uma das mais seguras do país, através da integração do setor privado com os órgãos de segurança pública”, afirma Müller.
Parceria entre a ACI e a DGT prevê que a cada dez pontos adquiridos por empresas associadas um ponto será doado ao Consepro do município para ser instalado em local público. A entidade e a empresa já mantêm parceria nesse sentido em Novo Hamburgo, que é válida também para as cidades de Campo Bom e Dois Irmãos.
1,3 mil novos CNPJs em quatro anos
Convidado para a reunião, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gabriel Berlitz, apresentou os principais resultados obtidos pela pasta entre 2021 e 2024, durante a primeira gestão do prefeito Diego Francisco. No período, o número de empresas ativas passou de 6.241 para 7.702 e o número de trabalhadores formais cresceu de 11.945 para 12.733. “Reduzimos o tempo de abertura de novas empresas para 18 horas e oferecemos uma série de atrativos tanto para a ampliação de empresas já existentes quanto para outras se instalarem no município. Com isso, 1.461 novos CNPs foram abertos nos últimos quatro anos”, disse o secretário, que anunciou o lançamento de um programa de capacitação de mão de obra, em conjunto com o Centro de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, com diversos cursos a partir de março.
Orquestra inclusiva
O integrante Raul Kruse solicitou o apoio dos integrantes para doação de bolsas de estudo para alunos de escolas municipais participarem da Orquestra Infantojuvenil de Estância Velha, que fará nova apresentação no dia 12 de novembro, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Atualmente alunos de duas escolas municipais e da Apae participam da orquestra inclusiva. “Estamos incluindo mais quatro escolas e necessitamos de doações de 32 bolsas de estudo para a aquisição de instrumentos e custear as aulas de música, que ocorrem no contraturno escolar”, explicou.