Educação ganha importância no atual cenário

Por ACI: 07/06/2024

Tendo como palco a Sociedade Aliança Novo Hamburgo, o Comitê de Educação e Cultura reuniu-se nesta quinta-feira, 06, sob a coordenação da vice-presidente Cristine Schneider da Rocha, para deliberar sobre uma série de ações e eventos da área. O presidente em exercício da entidade, Giuliano Hoffmann, esteve presente à reunião, que integra o projeto de encontros itinerantes do comitê.

Convidado especial, o presidente da CDL Novo Hamburgo, Leonardo Lessa, apresentou ação da Diretora de Cultura que produziu camisetas, mochilas e outros produtos com estampas de cinco ícones do patrimônio histórico municipal: Fundação Scheffel, Museu Comunitário Casa Schmidt Presser, Biblioteca Pública, Casa CDL e prédio da Secretaria Municipal da Cultura. “Lançadas em maio, para o Dia das Mães, as camisetas tiveram grande aceitação entre os consumidores, integrarão a campanha de vendas das vendas para o Dia dos Namorados e também podem ser adquiridas através do perfil da CDL-NH no Instagram”, disse Lessa.

A secretária de Educação e Cultura de Dois Irmãos, Denise Maldaner, destacou que, no momento delicado vivido pelo país, a educação tem importância ainda maior para que a realidade seja entendida por pais e alunos. Disse que a secretaria que comanda vem atuando para dar suporte aos professores, mas também exigir que a rede municipal de ensino tenha educação de qualidade.

O integrante Marlos Schmidt disse que, após as entregas já feitas pelo Comitê de Educação e Cultura, como o projeto Fimec Cultural, que oportunizou aos visitantes da feira, em março, conhecer a cultura da região, tanto através de visitas a museus quanto por meio de apresentações de danças e músicas diárias, é preciso realizar outras atividades. “Temos que ir além da nossa bolha e realizar novas entregas acima da média”, explicou. Também enfatizou para a importância de atenção ao bem-estar emocional das pessoas após a enchente e que as mensagens transmitam confiança na recuperação de residências e empresas.

O curador da Fundação Scheffel, Angelo Renheimer, enfatizou a necessidade de sensibilizar as empresas da região para a possiblidade de destinarem parte do imposto a pagar a projetos de incentivos à cultura. “Até 5% dos impostos pagos por empresas de Novo Hamburgo ao fisco federal e estadual podem revertidos em projetos educacionais, audiovisuais, canto coral e de teatro, por exemplo”, informou.

Impacto da enchente em NH

A secretária municipal de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, informou que 11 escolas, sendo seis de educação infantil e cinco de ensino fundamental, e cerca de mil alunos foram atingidas pela enchente do Rio do Sinos, em maio. O retorno às atividades vai ocorrer na próxima semana, com exceção de uma escola, e a secretaria destinou verba extra para a aquisição de materiais escolares às unidades que foram alagadas. Destacou que a formação de professores é fundamental para a elevação da qualidade do ensino e que o desafio cabe inclusive à universidade.

Operation Blessing

Cristine Schneider da Rocha informou sobre a presença em Novo Hamburgo de uma equipe ligada à Operation Blessing para auxiliar na recuperação de escolas e pequenos estabelecimentos comerciais do município atingidos pela enchente. A organização já aportou recursos para a Escola Municipal de Educação Infantil Favo de Mel, no bairro Santo Afonso, e atua para obter verbas internacionais para outros estabelecimentos de ensino locais.

Formação de professores

O diretor de ensino superior do Instituto Ivoti, Jorge Feldens, destacou aprovação recente do Ministério da Educação que obriga universidades à adequarem, nos próximos dois anos, seus currículos para terem pelo menos 50% das atividades de formação de professores realizadas de forma presencial. Conforme ele, estudo mostra que, em 2023, 80% dos cursos de pedagogia eram EAD.

Campanha de trânsito

Adriana Leal, do CFC Valderez, apresentou a campanha Maio Amarelo e Semana Nacional do Trânsito 2024. Este ano, o Movimento Maio Amarelo tem o tema a paz no trânsito começa por você. A ação busca estimular toda a sociedade a refletir sobre a importância da gentileza no trânsito, incentivando uma mudança de comportamento de condutores e pedestres. “Para a campanha de 2024 do CFC Valderez, nossa proposta é chamar a atenção das pessoas para suas atitudes de uma forma mais pessoal, despertando assim a sua consciência. Afinal, quem tem consciência tem a melhor proteção”, justificou.

Simpósio de RH

No próximo dia 18, Unimed Vale do Sinos, com o apoio da ACI e outros parceiros, promove Simpósio de RH Unimed. Com o tema futuro das gerações no mercado de trabalho, o evento ocorre, a partir das 13h30min, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, e vai discutir questões relacionadas ao futuro das gerações no mercado de trabalho, com foco na adaptação para o trabalho com diferentes gerações, além da gestão colaborativa.

Doação de livros

A ACI efetuou a doação de 600 exemplares do livro E a chuva..., da autoria da psicólogo Clínica Sabrina Führ, para as secretarias de educação de Novo Hamburgo, Estância Velha, Campo Bom e Dois Irmãos.