Empresas já podem ser abertas pelo WhatsApp no RS

Por ACI: 17/09/2024

A plataforma Tudo Fácil Empresas, da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), já permite a abertura de uma empresa de baixo risco ambiental pelo WhatsApp. Lançado em agosto, o serviço Tá na mão Empresas é desenvolvido, de forma simplificada, pelo número 51 98137-0160 e consiste em perguntas e respostas no chat do aplicativo.

A novidade é uma das que foram apresentadas pela presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo, juntamente com o secretário-geral, José Tadeu Jacoby; a chefe de gabinete, Priscila Bühler; e o diretor de registro empresarial, Cezar Perassoli, em evento na ACI, nesta segunda-feira, 16 de setembro. O moderador foi Eneias Walter Jung, advogado titular da Jung Assessoria Empresarial e integrante do Comitê Jurídico da ACI.

“Somos o estado com o segundo menor tempo do país para a abertura de uma empresa”, disse Lauren, destacando que, até dezembro, o RS chegará à primeira posição com o uso da inteligência artificial no processo de registro, que levará apenas uma hora quando feito na JucisRS e 4h em outros municípios.

Conforme Lauren, o Tudo Fácil Empresas, plataforma que integra e automatiza todas as etapas para abertura de uma empresa Ltda ou Individual, com atividades de baixo risco, de forma totalmente gratuita, automática e em até 10 minutos, com objetivo de facilitar a vida de quem quer empreender, também será ampliado. Já está presente em 46 municípios, totalizando cerca de 70% do PIB do RS. Até 2026, estará implantado em todos os 497 municípios gaúchos.

Outra novidade que a JucisRS disponibilizará em breve é uma sala de atendimento virtual que estará disponível 24h por dia e sete dias por semana, com todos os serviços da instituição e do Governo do RS, além de cursos de capacitação e ensino e acesso através celular, tablet, notebook e computador.

Patrocínio: Souza Ramos Advocacia e KSA Soluções Contábeis e Empresariais