Empresas não precisam depender do tráfego pago para aumentar as vendas

Por ACI: 20/11/2024

O tráfego pago é eficaz para conquistar leads e aumentar as vendas, mas as empresas podem utilizar outras estratégias para criar conexão com os clientes. Essa é uma das indicações feitas pelos palestrantes - Calebe Salvia, estrategista digital em marketing e vendas, e Luiza Fróes, CEO da Alra Marketing - aos 32 participantes da 3ª Confraria dos Pequenos Negócios em Estância Velha, realizada na última segunda-feira, 18.

Abordando o tema Conheça estratégias, canais e ferramentas que aumentam as vendas sem depender de tráfego pago, Calebe e Luiza Fróes apresentaram o Match de Vendas, um conjunto de ações e ferramentas que ajudam os profissionais a serem mais assertivos.

Vender, conforme Luiza, é a principal dor das empresas e, para isso, conhecer o perfil de cliente ideal é essencial, assim como ter uma comunicação alinhada e fazer a abordagem adequada. “O cliente precisa perceber valor naquilo que estamos vendendo e cliente bom nem sempre é o que está pagando”, disse Luiza, que indicou ferramentas que ajudam as empresas, como o ChatGPT, a transformar a comunicação com base no que o cliente quer receber.

Comunicação

A identidade visual da empresa ou marca precisa refletir ao perfil de cliente ideal. Isso significa utilizar um padrão de cores e palavras fáceis de estender, por exemplo. “Pesquisas indicam que marcas com consistência visual têm fixação 23% maior”, disse Luiza.

Canais de prospecção

A prospecção ativa e a gestão adequada dos leads, conforme o momento de cada um, são indicadas para as empresas para não depender de tráfego pago ou das mídias socais. “O controle pode ser feito tanto através de uma planilha de excel quanto de um CRM”, disse Calebe, que indica a utilização do funil de vendas para classificar os clientes, identificar sua origem e ser mais assertivo.

Fechamento de venda

Para o fechamento de vendas, a abordagem ao perfil de cliente ideal tem que ser adequada. Também é importante ter empatia, controle das objeções de vendas não realizadas e conhecimento do tempo do processo comercial. “80% das vendas são realizadas entre o 5º e o 12º contato, por isso não deve-se desistir facilmente de conquistar um lead, apesar de sua resistência inicial”, explicou Calebe.

Leve e informal, a Confraria dos Pequenos Negócios tem como objetivo gerar conexões e networking entre os participantes para a construção de uma rede qualificada de empreendedores, como gestores de micro e pequenas empresas e autônomo. Além de Estância Velha, a atividade é realizada em Novo Hamburgo e Campo Bom, conforme o calendário anual de eventos da ACI.

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