'Esteja pronto para mudar de sonho', diz diretor da Cervejaria Fat Bull
A empresa é o sonho de cada um. Às vezes, pode ser necessário trocá-lo e é preciso estar pronto para isso. A afirmação é de Daniel Guterres Jeffman, palestrante do Dinner Talking que a ACI realizou nesta quarta-feira, 29, em que apresentou o case da Cervejaria Fat Bull, da qual é diretor de produção industrial. O evento mensal da ACI teve a coordenação do presidente Diogo Leuck e a presença de integrantes do Comitê de Internacionalização e empresários da região
A marca surgiu após o fim da banda de rock Reação em Cadeia, em 2016, cujos integrantes tinham o sonho de torná-la a maior do país. Com o fim do sonho musical, um novo sonho teve que ser definido. A opção pela produção de cerveja artesanal levou em conta uma tendência de mercado, mas também preferências e habilidades dos sócios – Alexandro Nunes, Tiago Bird e Daniel Jeffman.
Um dos primeiros desafios foi a criação da logomarca – que até hoje causa dúvida entre os consumidores. Ao contrário do que muitos são levados a crer, o animal estampado no rótulo não é um porco. É, sim, a cara da cachorra pitbull kira, adotada pelos sócios no começo do negócio. Das dúvidas ou interpretações, se construiu uma engraçada história assumida pela marca.
Apesar das interpretações erradas e de alguns desafios enfrentados, especialmente no período da pandemia, a Fat Bull é hoje um sucesso de vendas no Rio Grande do Sul e também na Austrália. Além de diversos tipos de cerveja, está presente em eventos, bonés, camisetas e outros produtos.
Em 2017, a cervejaria hamburguense foi eleita a Melhor Cervejaria Artesanal de Novo Hamburgo pela Revista Sabores do Sul. No ano seguinte, criou a primeira operação gastronômica, o Fat Bull Tap House, na Av. Dr. Maurício Cardoso. Atualmente, conta com outras duas operações abertas em 2022: o Rancho Fat Bull (Ivoti) e o Fat Bull Gramado, localizado no complexo Vita Boulevard. Eles disponibilizam mais de dez estilos artesanais de cervejas.
Operação na Austrália
Desde 2021, o Grupo Fat Bull engloba uma operação em Perth, cidade litorânea no oeste da Austrália, em sociedade com um empresário local. As receitas brasileiras e produzidas no país caíram no gosto dos consumidores australianos. O modelo de negócio representou uma quebra de paradigma, pois a maioria das marcas brasileiras opta por adaptar os produtos aos hábitos dos outros países, o que não ocorreu com a Fat Bull.
“Os bonés e as roupas ajudam a promover a marca, que ganha amplitude e confiança, o que ajuda a vender sempre”, disse Daniel no Dinner Talking. A marca não tem limites, segundo ele, o que inclui a abertura de uma nova unidade na Avenida Maurício Cardoso, a produção própria e até mesmo a abertura de um bar na Austrália. “Produzir cervejas de qualidade em outras fábricas é fácil e permite priorizar atividades mais estratégicas, mas ter uma planta própria está no nosso radar. Tem muita coisa sendo feita hoje que antes era impossível”, justificou.
Patrocínio: Conexo Logistics e Sicredi Pioneira
Apoio máster: Sebrae RS
Apoio: DPO4business - LGPD para negócios, Traduzca, G3 Arquitetura e Soldasinos Gases e Equipamentos