Estratégias, canais e ferramentas que aumentam as vendas sem depender de tráfego pago

Por ACI: 09/07/2024

Conhecer o perfil de cliente ideal, ter uma identidade visual que reflita esse perfil, usar canais adequados para prospecção e ainda saber abordar o cliente ideal são algumas das dicas que os palestrantes deram aos mais de 40 participantes da edição mensal da Confraria dos Pequenos Negócios, que a ACI realizou nesta segunda-feira, 08, no Restaurante Locanda Hotel, em Novo Hamburgo.

O evento foi aberto pela vice-presidente de Serviços, Fabiana Bissolotti, que destacou os objetivos de conectar empresas, criar uma rede de apoio e gerar oportunidades de negócios aos participantes. Fabiana Também enfatizou a relevância dos conteúdos apresentados para micro, pequenos empresários e autônomos.

Em palestra conjunta, Calebe Salvia, estrategista digital em marketing e vendas, e Luiza Fróes, CEO da Alra Marketing, destacaram as estratégias, os canais e as ferramentas que aumentam as vendas sem depender de tráfego pago.

Utilizando a ferramenta Match de Vendas, com quatro quadrantes que se complementam e indicações de tecnologias que ajudam a ter assertividade nas ações, Calebe e Luiza enfatizaram a importância de a empresa conhecer o seu perfil de cliente ideal e entender suas dores, desejos e necessidades. “Quando se conhece e entende o cliente, consegue-se ser mais assertivo na comunicação e no de fechamento de vendas”, explicou Luiza.

Conforme Calebe, uma das ferramentas que podem ser utilizadas para conhecer o cliente é NPO - Nicho, Produto e Oferta, que permite analisar os três fatores envolvidos, avançar ou desistir de uma negociação.

Comunicação, prospecção e fechamento

Para obter sucesso na atração do PCI, a empresa deve ter uma identidade alinhada, isto é, que utiliza tipografia e cores certas, e uma narrativa que façam as pessoas entenderem o que ela vende. “Anúncios devem falar com o perfil das personas, inclusive com tráfego pago”, explicou Calebe. Conforme, o Instagram é atualmente a vitrine da empresa e deve destacar inclusive os serviços aos clientes.

Para prospectar clientes, os palestrantes enfatizam que a empresa não deve depender apenas de Facebook e Google. O tráfego pago é opção para buscar clientes, mas é preciso saber onde investir. “Construa e utilize sua própria lista de contatos, com nome, e-mail e telefone. E, além disso, tenha sempre em mente que tráfego pago requer uso de métricas de avaliação e que o networking é também uma boa opção de prospecção”, completou.

Para Luiza, no fechamento da venda, o PCI deve ser abordado de forma adequada, e as objeções de vendas não realizadas precisam ser conhecidas para serem contornadas. Muitas vezes, a objeção pode ser identificada já no início do processo, mas, em outras, pode evidenciar-se na etapa final. Em ambas as possibilidades, a identificação da causa – que pode ser inclusive uma oferta de um concorrente - é essencial para que seja contornada.    

 

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