Eventos serão realizados em setembro e outubro

Por ACI: 28/08/2024

Os associados da ACI em Estância Velha têm a oportunidade de participar de dois eventos agendados para os próximos dois meses, no município. No dia 23 de setembro, ocorrerá a primeira edição da Confraria dos Pequenos Negócios, voltada à geração de contatos e negócios, na Padaria Pão de Trigo, das 18h às 21h, com moderação de Rosane Machado, vice-presidente de Micro e Pequena Empresa, e Gabriel Müller, vice-presidente da Regional ACI Estância Velha. Outro evento, o Conecta Regionais: Estância Velha, será realizado no dia 29 de outubro, com tema e local a definir. “Os integrantes podem sugerir temas, indicar palestrantes e também patrocinar o evento”, destacou Gabriel Müller na reunião mensal do comitê nesta terça-feira, 27 de agosto.

Fundação Semear e Fundamental

No encontro mensal, os integrantes também puderam conhecer as atividades desenvolvidas pela Fundação Semear e pela Fundação de Desenvolvimento Ambiental (Fundamental), ligadas à ACI. O presidente da Fundação Semear, Flávio Fischer, disse que o perfil e o formato de gestão empresarial da Fundação, criada há 28 anos, foram sugeridos pelo então presidente da Fundação Abrinq, Oded Grajew, e aceito pelo grupo de 33 empresários fundadores. Com sede na ACI, a FS é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que cria, fomenta e integra ações sociais estratégicas e transformadoras para a sociedade.

A gestora social, Ana Paslauski, informou que a Fundação Semear mantém o Centro de Vivência Redentora (CVR), na Vila Diehl, em Novo Hamburgo, onde realizas suas atividades. Lá, mantém o Projeto Vencer, de iniciação profissional, que encaminha jovens para o mercado de trabalho, por meio da lei da aprendizagem.

O Projeto visa atender jovens adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas, tendo como objetivo proporcionar qualificação básica para atuarem no apoio às rotinas administrativas, aliado ao protagonismo juvenil e a formação cidadã. “Em cerca de 25 anos, mais de 400 jovens já foram encaminhados para atuação em empresas da região”, disse Ana.

No CVR, também é realizado o Programa social de atendimento direto a crianças e adolescentes de 06 a 16 anos, totalizando 109 beneficiados, que participam de oficinas de jazz, balé, dança urbana, violão, clube do livro, artes e teatro. A entidade mantém outro projeto de inclusão de pessoas com deficiência, por meio da música, em parceria com empresa da região, e promove cursos, palestras e consultorias para capacitar organizações do terceiro setor, além de receber, avaliar e fazer o repasse de doações a entidades averiguadas. Também promove a conexão entre entidades sociais e o investimento social privado, através do Programa Banco de Investimento Social Privado.

Como contribuir

A sustentabilidade financeira da Fundação Semear é viabilizada com a contribuição de pessoas físicas e jurídicas, por meio da participação em editais, do Funcriança e de doações pontuais. Os(as) mantenedores(as) realizam uma contribuição mensal, com valores a partir de R$ 300,00.

Outra opção é o programa Mais Semear, que mobiliza pessoas e empresas na melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que são atendidos pelo programa social Centro de Vivência Redentora (CVR), possibilitando a qualificação deste atendimento, através do investimento de R$ 60,00 mensais.

Fundamental

Conforme o vice-presidente Walter Keller, a Fundamental – criada em 18 de outubro de 1998, com o objetivo de assessorar as empresas nas questões ambientais – opera a Central de Resíduo Industrial localizada no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo, que conta com estrutura para recebes resíduos (couro e lodo de curtimento) de empresas industriais da região, distribuída entre pavilhão e valas adequadas em 12 hectares. Um dos projetos em desenvolvimento atualmente visa à transformação de lodo de curtimento em adubo.

Assuntos dos integrantes

Carlos Alexandre Becker informou que os novos lotes recém disponibilizados no Parque Industrial e Tecnológico Engenheiro José Portella Nunes (Evetec) já foram adquiridos por empresas que já estão ou vão se instalar no local. Outro lote deverá ser desmembrado para atender aos pedidos de empresas interessadas.