Ex-prefeito Miguel Schmitz é homenageado na Assembleia gaúcha
O diretor da ACI, Leandro Villela Cezimbra, vereadores, familiares e outros amigos acompanharam a cerimônia, nesta quinta-feira, 16, em que o ex-prefeito de Novo Hamburgo Miguel Schmitz recebeu a medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Issur Koch (PP), foi recebida com emoção por Schmitz e sua família, marcando também seu aniversário de 89 anos. O evento ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, na sede do Parlamento, em Porto Alegre.
Com 70 anos de carreira dedicados à iniciativa privada e ao serviço público, Schmitz afirmou que a honraria é motivo de alegria imensa. “Estou muito feliz pelo reconhecimento que jamais imaginaria receber nesta fase da vida em que me encontro, ainda mais no dia em que comemoro o meu octogésimo nono aniversário”, confessou. Após receber a medalha, o ex-prefeito dedicou a honraria ao apoio da esposa, Yester Schmitz, aos irmãos, filhos e netos, também presentes na solenidade.
Autor da proposta de homenagem, Issur afirma que Schmitz “deixou uma marca de trabalho e retidão por onde passou nos seus 70 anos de bons serviços prestados aos gaúchos”. Ainda, em sua fala, apresentou feitos da gestão de Schmitz como prefeito em relação à educação e infraestrutura de Novo Hamburgo. “No período, aumentou em 77% a geração de empregos. Com o incentivo à indústria e a composição do parque industrial, foram abertos, na sua gestão, 583 novos estabelecimentos comerciais. Em 1973, constituiu a Fen familiaresac S/A, a feira que ajudou a consolidar Novo Hamburgo como a Capital Nacional do Calçado.
Uma vida com a comunidade
“A vida me proporcionou uma série de atividades que só me engrandece, porque me geraram a possibilidade de realizar o bem em favor do nosso Estado. No Grupo Sinos, fiz o processo de aproximação e integração das diversas comunidades com o jornal e isso me deixou maravilhado.”