Fernando Tornaim foi o protagonista do Webinar Empreendedorismo

Por ACI: 29/04/2025

A mente criativa por trás do projeto Kzuka - publicação multimídia que revolucionou a comunicação com os jovens no Rio Grande do Sul -, Fernando Tornaim, hoje sócio da Tornak e sócio e vice-presidente do Conselho do Grupo RBS, foi o protagonista do Webinar Empreendedorismo da ACI. Tornaim falou da sua trajetória e também tratou do futuro dos grupos de mídia e da comunicação em geral.

O evento, uma apresentação de Ministério da Cultura e de Killing S.A. Tintas e Adesivos, teve a moderação de Jacson Cristiano Cavalheiro, Diretor de Negócios da Bossa Gente e Gestão e integrante do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI. 

Em 2000, com apenas 18 anos, Tornaim percebeu uma carência no mercado de mídia de uma publicação voltada especificamente ao jovens e criou a revista Kzuka, que cresceu a ponto de tornar-se uma plataoforma multimídia - revista, jornal, rádio, tv, eventos, pesquisa, relacionamento e experience - presente em quatro estados e que foi vendida ao Grupo RBS, em 2005.

E foi justamente essa plataforma que insipirou o modelo da holding Tornak, que hoje faz a gestão de 27 negócios. "Segui a frente do Kzkuka até minha saída em definitivo, alguns anos após a aquisição por parte do Grupo RBS. Então, resolvi que queria continuar empreendendo. Optei por um modelo em que eu entro com minha experiência, conhecimento e contatos para a alavancar negócios, que têm autonomia, com orçamento e governança próprios. É assim a Tornak", detalhou.

Em 2022, um novo desafio: fazer parte do processo de reestruturação societária do Grupo RBS. Após o sucesso da operação liderada por ele, Tornak passou a fazer parte do Conselho da RBS, atuando como vice-presidente e também passando a ser acionista do grupo.

Sobre as muitas lições de sua trajetória empreendedora, Tornaim ressaltou que é preciso ser fazer algumas perguntas antes de apostar em um negócio, que são: Eu gosto disso? Existe mercado? Eu sou bom nisso? Se as respostas forem positivas, há um bom indicativo de sucesso.

Ele também enfatizou que a experiência traz a capacidade de ver tudo numa perspectiva de médio e longo prazo, com menos sofrimento. "Sempre procurei errar o menos possível. E, quando o erro acontecer, que seja identificado rápido e com o menor dano possível", argumentou.

Tornaim acredita que os grupos de comunicação, muito embora estejam passando por profundas transformações, muitas delas motivadas pela revolução digital, seguem relevantes, em especial aqueles que desfrutam de credibilidade e história. "No período da tragédia da enchente de maio do ano passado, o Grupo RBS vivenciou suas maiores audiências de todos os tempos. Ou seja, num momento delicado, as pessoas buscam canais sérios e responsáveis", lembrou.

Outra lição das cheias, segundo o empreendedor, é a de que a sociedade civil atuante é importante, mas não prescinde do estado e das organizações e entidades. "O único caminho é a política, a democracia, a liberdade, as entidades e as instituições. Fora isso, não tem como ter um mundo melhor", alertou.

Confira a íntegra do webinar abaixo:

Livro Uma Trajetória Centenária de Valor - Pronac 232067

O webinar integra o projeto do livro que retrata os 102 anos da ACI (1920-2022), realizado através da Lei de Incentivo à Cultura.

Patrocínio máster: Killing S.A. Tintas e Adesivos

Patrocínio: Sinoscar

Copatrocínio: Box Print, BRDE, Conforto, Doctor Clin, Sicredi Pioneira, Unimed Vale do Sinos e Wirth

Realização: ACI, Simples Assim, Ministério da Cultura / Governo Federal

Receba
Novidades