Gameficação e jogos de tabuleiro ajudam empresas a inovar desenvolvimento de equipes e lideranças

Por ACI: 27/08/2024

Gameficação e jogos de tabuleiro vêm ajudando empresas da região a inovar o desenvolvimento de equipes e lideranças. O conceito e algumas aplicações destas metodologias de impacto para ensinar de forma lúdica profissionais de diferentes áreas e perfis foram apresentados por Karina Rebelo, diretora e palestrante da Provoko Consultoria Empresarial, durante o Café da Manhã Gestão de Pessoas promovido pela ACI nesta segunda-feira, 26 de agosto.

O evento teve a mediação de Daniela Baum, advogada, consultora jurídica da ACI, sócia de Baum Advocacia & Consultoria Empresarial e integrante do Comitê de Recursos Humanos, e Renata Cristina de Oliveira, coordenadora de gestão de pessoas da Unimed VS e também integrante do CRERH.

Conforme Karina, a evolução das relações de trabalho impõe às empresas e aos gestores de RH novas formas de atuar. A contratação de pessoas, por exemplo, deve levar em consideração, além do aspecto técnico, o Fit cultural. Os novos contratados precisam ser levados a se apaixonar pela cultura da empresa e as lideranças precisam saber relacionar-se com eles, com respeito e limites, para que os resultados correspondam às expectativas. Nesse cenário, a cultura organizacional e o propósito ganham relevância, assim como objetivos claros, para a condução da equipe. “O ser humano é moldado constantemente pelo ambiente, e o cérebro precisa de emoção para gerar registros a longo prazo”, disse.

Psicolinguística desenvolvimentalista

A palestrante enfatizou que as concepções de funcionamento cognitivo humano mudaram radicalmente nos últimos vinte anos. A convicção de que percepção, pensamento e uso da linguagem poderiam ser entendidos em termos de mecanismos simples de estímulo-resposta deram lugar à visão atual do homem como um sistema de processamento de informações relativamente complexo.

A abordagem determina que todos os comportamentos são reflexos produzidos por uma resposta a determinados estímulos no ambiente ou uma consequência da história desse indivíduo, incluindo especialmente o reforço e a punição, juntamente com o seu estado motivacional atual e os estímulos controlados.

Gameficação e jogos de tabuleiro são métodos que, de forma sistematizada, encontram soluções para questões específicas do dia a dia. Em tese, a indagação do problema caracteriza-se por qualquer manifestação que, na prática, necessite de um trabalho cognitivo para orientação de ações, como melhor absorção e aproveitamento de um treinamento, no qual a motivação de uma atividade monótona pode auxiliar na permanência de um conhecimento complexo. “Essas metodologias visam à chamada tríplice contingência, uma abordagem psicológica que pode ser utilizada para analisar o comportamento humano. Motivação, ação e feedback geram comprometimento e engajamento”, explicou.

Em sua apresentação, Karina citou diversos jogos que podem ser utilizados para desenvolver estratégias, estimular o pensamento, despertar para a importância da colaboração e promover a interação, entre outros objetivos. Dobble, também conhecido por jogo da latinha, Dixit e outros jogos puderam ser jogados pelos participantes do Café da Manhã, numa demonstração prática de que como utilizá-lo nas suas respectivas empresas. “É possível utilizar jogos inclusive para a abordagem de temas mais difíceis, como o assédio moral”, concluiu.

Patrocínio: Alles AdvocaciaEccel RestaurantesGSO Medicina Ocupacional e Vila Rica Imóveis

Apoio: Sebrae/RS