Governo Federal anuncia R$ 15 bi em novas linhas de financiamento para empresas no RS

Por ACI: 29/05/2024

O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira, 29, novas linhas de financiamento para empresas do RS. Os recursos do Fundo Social somam até R$ 15 bilhões e têm como público-alvo empresas em geral, incluindo grandes companhias. Confira as linhas anunciadas:

1 - Compra de máquinas, equipamentos e serviços
Taxas: custo base 1% a.a. + spread bancário
Prazos: até 60 meses com carência de 12 meses

2 - Financiamento a empreendimentos: projetos customizados incluindo obras de construção civil
Taxas: custo base 1% a.a. + spread bancário
Prazos: até 120 meses com carência de 24 meses

3 - Capital de Giro Emergencial
Taxas: custo base 4% a.a. para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e 6% a.a. para grandes empresas + spread bancário
Prazos: até 60 meses com carência de 12 meses
Os limites por operação são os seguintes: R$ 300 milhões para linhas de investimento produtivo (itens 1 e 2 acima); R$ 50 milhões para capital de giro emergencial de MPME e R$ 400 milhões para capital de giro emergencial de grandes empresas.

Cooperativas de crédito

Cooperativas de crédito passam a poder operar no Pronampe. O objetivo é ampliar a capilaridade e o acesso ao crédito nas linhas de apoio disponibilizadas para MPMEs. A medida provisória inclui as cooperativas de crédito como operadoras do programa de crédito subvencionado do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Pronampe.

Ampliação do acesso ao crédito rural

O Governo Federal anunciou autorização para aporte adicional de R$ 600 milhões no Fundo Garantidor de Operações (FGO) para garantia de operações de crédito rural para pequenos e médios agricultores. Objetivo é prover garantias e viabilizar o acesso ao crédito aos produtores que não possuem condições de segurar suas operações no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural – Pronamp. O acesso ao crédito está disponível também a quem já sofreu o impacto de eventos climáticos anteriores.

Financiadora de Estudos e Projetos - Finep

Conforme o anúncio feito pelo presidente Lula, estão disponíveis, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), até R$ 1,5 bilhão à taxa TR+5%, via operadores, como as cooperativas de crédito, o Banrisul e o BRDE. 50% dos recursos são para micro, pequenas e médias empresas, e a até 40% do empréstimo poderá ser utilizado em capital de giro associado aos investimentos em infraestrutura de PD&I. São elegíveis empresas inovadoras que receberam financiamento de Embrapii, BNDES, Lei do Bem ou Finep nos últimos dez anos.

Finep Editais

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação também vai dispobilizar, por meio da Finep, R$ 50 milhões para reparos emergenciais de equipamentos de centros de pesquisa e R$ 15 milhões para reparos emergenciais de equipamentos de pesquisadores.