Grupo conhece práticas de governança corporativa da Natura
No último dia 16, um grupo de 16 profissionais ligados à ACI e empresas associadas visitou a seda da Natura & Co Holding AS, em Cajamar/SP, em onde foi recebido pela gerente de governança corporativa. Aline Guedes Klein disse que, em 2017, a empresa adquiriu a marca britânica de cosméticos The Body Shop; em 2018, criou o grupo Natura &Co, união de Natura, Aesop e The Body Shop, e, em 2020, concluiu a aquisição da Avon, criando o quarto maior grupo do mundo do segmento de beleza.
Explicou o organograma de Governança Corporativa, sendo que, em 2005, foi criada a
Diretoria de Governança Corporativa, ainda no âmbito da Natura Cosméticos, que é hoje uma das seis diretorias estatutárias da Natura &Co.
A companhia foi estabelecida de acordo com os preceitos da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e as regras do Novo Mercado, seu segmento de listagem. A Natura &Co é administrada pelo seu Conselho de Administração e por sua Diretoria. O Conselho de Administração é atualmente composto por 12 membros altamente experientes, todos eleitos e destituíveis pela assembleia geral, com mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição.
A companhia também estabelece em seu estatuto social que, no mínimo, um terço dos membros do Conselho de Administração deve independente, conforme a definição do Regulamento do Novo Mercado. Atualmente, oito dos 13 membros do Conselho de Administração são considerados independentes, o que corresponde a 62% de sua composição. Cabe ao Conselho de Administração, dentre outros, a eleição e destituição dos diretores da companhia, a atribuição de suas funções, aprovação de suas alçadas e políticas e a fiscalização de sua
gestão.
O Conselho de Administração, para o melhor desempenho de suas funções, pode criar comitês ou grupos de trabalho com objetivos definidos, sendo integrados por pessoas por ele designadas dentre os membros da administração e/ou outras pessoas ligadas, direta ou indiretamente, à companhia.
A Natura & Co possui atualmente cinco comitês, dos quais dois são estatutários. Destacou o conselho fiscal, criado mais recentemente, em que o grupo traz informações de mercado e auxilia com sugestões de melhorias na apresentação das informações financeiras.
Papel da Diretoria de Governança Corporativa
Diretoria de Governança Corporativa é uma das que integram a estrutura da Natura e tem as seguintes funções:
1. Preparar o calendário anual de atividades corporativas e da AGO;
2. Organizar os processos de integração dos novos membros do Conselho de Administração, conselhos e comitês e dos novos executivos ao Grupo;
3. Organizar e secretaria as reuniões corporativas e preparação das respectivas atas;
4. Auxiliar a presidência do Conselho de Administração na definição das matérias relevantes nas, agendas de reuniões;
5. Estabelecer o melhor diálogo entre o Conselho de Administração e as áreas executivas;
6. Orientar os agentes de governança sobre seus direitos e obrigações.
Como boas práticas de Governança Corporativa, Guedes Klein indicou: Regras do Novo Mercado; Regulações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Código Brasileiro de Governança Corporativa; NYSE - New Ypork Stock Exchange; SEC - US Securities and Exchange Commision. Por padrão, observam as três primeiras e as demais seguem algumas indicações.
Em relação aos desafios no âmbito da governança corporativa, Aline comentou que a Natura preenche uma série de métricas sobre ESG, porém há as restrições de cada índice, pois a empresa possui muitas práticas, mas nem sempre da forma que determinado índice considera. A integração com a Avon é um processo intenso que envolve fatores de cultura. Ressaltou que, em 2022, decidiu-se conferir autonomias às marcas, buscando otimização da infraestrutura. Explicou que a aquisição de cada marca se relaciona a um princípio da empresa.
Empresa tem cem milhões de consumidores
Em seguida, o grupo de visitantes teve a oportunidade de, em visita guiada, conhecer as fábricas, o novo centro de inovação, o mais avançado da América Latina, a exposição 50 anos e a nova experiência à Casa de Perfumaria do Brasil.
A empresa foi fundada em 1969, quando Luiz Seabra inaugurou uma pequena fábrica em São Paulo. Em 1970, abriu a primeira loja, na rua Oscar Freire, e atendia pessoalmente as clientes. Atualmente, a Natura possui mais de 100 milhões de consumidores por meio de diversos canais. O principal deles é a venda direta, que conta com cerca de 2 milhões de consultoras no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru.
A construção em Cajamar se deu 2001, tendo como arquiteto Roberto Loeb e objetivo de ser ecoeficiente e refletir os valores da empresa, com bastante natureza e integração dos ambientes. As instalações também foram pensadas de acordo com o Feng Shui, para trazer mais equilíbrio e harmonia
aos espaços. O grupo visitou o Laboratório de Tecnologia e Pesquisa Avançada, em que são estudadas raízes, sementes e frutos.
A empresa ensina às comunidades a só extraírem o suficiente para não prejudicar a floresta, quando se utiliza o máximo se adquire outro produto daquela comunidade. A Natura é uma das poucas empresas que desenvolve óleos essenciais. Viram também uma impressora de pele que é utilizada para testar
substâncias. A pele produzida não se parece esteticamente com a pele real, mas possui as mesmas reações. Um laboratório utiliza a biotecnologia pró-teia, oriunda de uma startup nascida dentro da
Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, que, através da parceria, culminou na linha de tratamento para cabelo Lumina, lançada no primeiro semestre de 2019. A empresa possui 262 cientistas no centro de inovação, sendo que em torno de 110 possuem PhD. A equipe dos escritórios trabalha de forma híbrida, sendo dois dias de home office. As equipes dos laboratórios atuam conforme a rotina.
Três fábricas, um hub e nove centros de distribuição
Ao todo, são três fábricas, sendo que a terceira tem o tamanho de duas, pois foi expandida. Possuem, no subterrâneo, estruturas hidráulicas e elétricas para novas ampliações, se necessário. A fábrica de maquiagens cremosas produz em média 23 milhões de produtos por mês. Em uma das fábricas, são produzidos 18 mil batons por hora, em três turnos de 8h. A área possui 640 mil metros quadrados, sendo 77 mil metros de construção. Os produtos são enviados para um hub, armazém de produto acabado, que abastece nove centros de distribuição. A empresa trabalha com o triângulo logística (fábrica, hub e centro de distribuição). No Laboratório de Desenvolvimento de Fórmulas, são produzidos cerca de 2 mil protótipos, dos quais de 250 a 300 são desenvolvidos e lançados 200 produtos por ano. Por último, o grupo de visitantes foi levado à Alameda de Serviços, com a Exposição da Memória Viva, em que cada
corda simboliza as redes de relacionamento construídas ao longo da história da empresa.