Grupo de whatsapp, projetos de lei e eventos são analisados

Por ACI: 21/08/2024

Os integrantes do Comitê Jurídico poderão compartilhar, a partir da próxima semana, notícias e artigos jurídicos de suas respectivas áreas de atuação no grupo de whatsapp do Comjur. Com adesão voluntária e fechado, o grupo também vai conter informações sobre eventos promovidos pelo comitê. O tema foi um dos que formaram a pauta da reunião mensal, no dia 20 de agosto, coordenada pela vice-presidente Izabela Lehn.

A Dra. Daniela Baum, consultora trabalhista da ACI, informou não haver novidades em relação à PEC sobre redução da jornada de trabalho que tramita no Senado Federal e propõe redução inicial para 40h semanais e de uma hora a cada ano, até atingir 36h semanais. Trata-se, conforme Daniela, de um movimento internacional que deve reverberar no Brasil. Em diversos países, empresas já testam a redução de forma individual, sem haver ainda uma definição em torno de benefícios e impactos sobre a produtividade.

O diretor Fauston Saraiva destacou que a ACI faz o acompanhamento de projetos de lei que possam impactar as atividades das empresas associadas. Contudo, solicitou aos integrantes do Comjur que indiquem, nas suas respectivas áreas de atuação, projetos de lei que considerem relevantes para serem acompanhados pela diretoria-executiva e informados aos associados. Neste sentido, a entidade mantém interlocução constante com deputados estaduais e federais identificados com as demandas do setor empresarial.

Eventos

Os integrantes destacaram a relevância do tema e a boa audiência do webinar Holding: mitos e verdades, que o Dr. Marciano Buffon realizou no dia 16 de agosto, com moderação dos também integrantes Dr. Marcelo Baum e Dra. Roberta Cassel Greenfield. As informações permitiram esclarecer diversos aspectos sobre a constituição de uma holding, instrumento jurídico muito útil e que oferece vantagens tributárias, mas que precisa ser analisado caso a caso.

A Dra. Daniela também informou sobre o Café da Manhã Gestão de Pessoas, que ocorre no dia 26 de agosto, das 8h30min às 10h30min, com a palestra Gameficação e jogos de tabuleiro: metodologias de impacto no aprendizado de equipes e lideranças, da qual será moderadora. A palestrante é Karina Rebelo, diretora e palestrante da consultoria Provoko, que abordará os processos cognitivos de aprendizagem, as etapas de desenvolvimento e aprendizagem eficaz, a gestão das emoções com foco em resultados e cooperação e a tomada de decisão com base em estratégia, empatia e visão sistêmica.

Na reunião desta terça-feira, os integrantes também iniciaram o debate do novo nome para os eventos promovidos pelo Comjur. Seis sugestões foram apresentadas e a votação está disponível no grupo de whatsapp. A definição ocorrerá durante a reunião mensal de setembro