Grupo faz visita técnica à CMPC, em Guaíba

Por ACI: 20/04/2022

A ACI promoveu, nesta terça-feira, 19, visita técnica à CMPC, em Guaíba. Os associados foram recebidos por Gabriel Disconzi Barboza, da área de Comunicação e Relações Institucionais da empresa. Após participar de uma apresentação inicial sobre a CMPC e seus processos, o grupo fez um passeio de ônibus pela Unidade Industrial e conheceu a sala de controle da indústria 4.0.

Fundada em 1920, no Chile, a CMPC iniciou suas operações no Brasil em 2009, quando adquiriu a Unidade Guaíba da Aracruz Celulose, e é hoje a maior indústria do Rio Grande do Sul. A planta industrial de Guaíba foi inaugurada oficialmente em 16 de março de 1972 e, desde então, tem sido uma referência pela qualidade dos produtos e pelo desenvolvimento sustentável com base em recursos totalmente renováveis.

A empresa tem um enorme impacto direto na economia local: dos R$ 1,4 bilhão gastos com materiais e serviços, cerca de 70% são comprados no Rio Grande do Sul. Além disso, para cada colaborador contratado pela CMPC, são criados sete novos empregos no Estado. Isso significa que a companhia contribui com aproximadamente com 46 mil postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos no Rio Grande do Sul.

A empresa investe mais de R$ 30 milhões em iniciativas sociais, beneficiando mais de 40 mil pessoas ao ano, além de atuar dentro do conceito de economia circular, fazendo o melhor uso de tudo o que é consumido e tornando 99,7% dos resíduos em mais de 15 novos produtos.

Durante a pandemia, a CMPC doou 4,5 milhões de máscaras cirúrgicas em todo o Brasil, além de 22 respiradores e aumento de 40 leitos em hospital de Guaíba. Outras ações foram a requalificação urbana das Orlas da Alvorada (3.920m²) e da Alegria (9.170m²) e o Plano de Melhoria de Qualidade de Vida. Com a medida, 30 famílias mudaram-se para moradias dignas.

CMPC NO MUNDO
- Matriz no Chile
- 49 plantas em 8 países
- 17 mil colaboradores próprios
- Três unidades de negócios: celulose (54% da produção) de celulose, higiene pessoal (31%) e BioPackaging (15%)
- 4 milhões de toneladas de celulose produzida/ano

CMPC NO BRASIL
- Planta em Guaíba/RS
- R$ 6,3 bilhões de faturamento em 2021
- 2 milhões de toneladas de celulose produzidas
- Atuação em 73 municípios
- 6,6 mil empregos diretos + 23 mil indiretos na empresa + 6,6 indiretos fora e + 9,3 mil induzidos: 46,5 mil
- 467 mil hectares totais e 192 mil hectares de área preservada

A celulose está presente em mais de 40 itens na vida cotidiana das pessoas, de guardanapos e lenços de papel a cápsulas de remédios e componentes de celular.

A CMPC foi premiada como Marca Ambiental Gaúcha, na pesquisa Marcas de Quem Decide 2022, divulgada nesta quarta-feira, 20.