Importância da gestão do fluxo de caixa em tempos de crise global

Por ACI: 01/07/2024

A demonstração do fluxo de caixa (DFC) é uma peça contábil obrigatória instituída pela Lei 11.638/2007 para as empresas que faturam acima de R$ 2.000.000,00. A demonstração contábil retrata em um determinado período as entradas e saídas, evidenciando o resultado da empresa.

A demonstração só é feita no final do exercício contábil. Como o administrador deve acompanhar as entradas e saídas de forma antecipada? Para o administrador/financeiro/sócio realizar o acompanhamento, ele deve se utilizar de uma ferramenta que chamamos de fluxo de caixa, que iremos detalhar a seguir.

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para a saúde financeira de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou setor de atuação. Ele permite o registro e acompanhamento detalhado de todas as entradas e saídas de dinheiro durante um período específico. Vamos explorar a relevância do fluxo de caixa em tempos de crise global, como a guerra na Ucrânia e o conflito entre Israel e Palestina, e discutir a importância de contar com uma assessoria empresarial competente e atualizada.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma previsão de todas as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa. Ele serve para que o empreendedor tenha controle sobre o que realmente está acontecendo no seu negócio, indicando como será o saldo de caixa do período analisado. Todas as movimentações da empresa, desde pagamentos de salários e compras de materiais até valores recebidos por clientes, são registradas no fluxo de caixa. Manter esse controle é essencial para entender e gerenciar corretamente o empreendimento.

Por que é importante?

Independentemente do tipo de empresa, nos seus mais diversos portes e segmentos, é de extrema importância adotar o uso do fluxo de caixa diariamente. Vejamos como ele pode beneficiar o negócio:

1 - Avaliação financeira

O fluxo de caixa permite que o empreendedor saiba se seu negócio está financeiramente saudável. Acompanhando e analisando as movimentações financeiras ao longo do tempo, o gestor pode tomar decisões informadas com o capital da empresa.

2 - Previsão de recursos

Com o fluxo de caixa, o empreendedor pode antecipar se haverá sobra ou falta de dinheiro futuramente. Isso possibilita flexibilizar prazos de pagamentos aos clientes sem comprometer as atividades da empresa.

3 - Negociações com fornecedores

O fluxo de caixa ajuda a entender quando negociar um maior prazo com os fornecedores.

Também permite analisar quando financiar as atividades por meio de empréstimos ou financiamentos.

4 - Medidas preventivas

Elaborar e colocar em prática o fluxo de caixa possibilita que o empreendedor conheça a real situação do seu negócio num futuro próximo. Isso permite tomar medidas preventivas para evitar comprometer o bom andamento das atividades.

Reflexos das crises mundiais no fluxo de caixa / Guerra na Ucrânia e conflito entre Israel e Palestina

1 - Preços do petróleo e envolvimento do Irã

A guerra na Ucrânia tem gerado tensões geopolíticas e econômicas em todo o mundo, afetando os preços do petróleo. A Rússia, um dos maiores produtores de petróleo, está envolvida no conflito, e as sanções internacionais podem afetar sua capacidade de exportação.

O envolvimento do Irã no conflito entre Israel e Palestina também contribui para a volatilidade dos preços do petróleo.

2 - Impactos sobre as exportações brasileiras

O Brasil, como grande produtor de commodities agrícolas e minerais, não está imune a esses eventos globais. A crise pode tornar o Brasil mais atrativo como fornecedor substituto de bens agrícolas produzidos na Rússia e na Ucrânia. No entanto, há riscos, como inflação devido aos preços do petróleo e interrupção no fornecimento de fertilizantes e insumos agrícolas da Rússia.

Necessidade de assessoria empresarial

Contar com uma assessoria empresarial competente e atualizada é fundamental para enfrentar esses desafios. Profissionais especializados podem ajudar a empresa a tomar decisões estratégicas, mitigar riscos e adaptar-se às mudanças do cenário global.

Em resumo, o fluxo de caixa deve ser tratado como uma prioridade, permitindo que as empresas tomem decisões informadas, mantenham a liquidez e se adaptem às mudanças do cenário global. A colaboração com profissionais especializados é essencial para garantir a sustentabilidade e o sucesso das organizações em um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

Alex Silva - consultor

solange@solangenevesadvogados.com.br