Inaugurado no dia 19, Centro de Inovação Tecnológica já tem primeiras ações definidas
Foi inaugurado no último sábado, 19 de outubro, o Centro de Inovação Tecnológica de Novo Hamburgo, espaço de 7,2 mil metros quadrados no bairro Canudos que tem como objetivo o fomento à inovação e ao empreendedorismo através da conexão entre poder público, empresas, instituições e entidades empresariais, além de gerar novos negócios e fortalecer o ecossistema da cidade e da região.
A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades, membros e parceiros. Ao final, foi feito o descerramento da placa inaugural pela prefeita Fátima Daudt, pelo diretor-presidente da Fenac, Márcio, Jung, e por representantes das empresas fundadoras: Tiago Schmidt (Sicredi Pioneira), Robinson Klein (Cigam Software ge Gestão), Ademar Edgar Trein (Unimed Vale do Sinos) e Aldo Bastos (Kiiling S.A. Tintas e Adesivos).
“O CIT é um centro de conexão de ideias”, afirmou o presidente da ACI e CEO da Cigam, Robinson Klein, ao falar em nome das entidades presentes no CIT. Conforme Klein, a ACI estará presente ao CIT através do ACI Oppen Inovation, grupo de investimentos dedicado à promoção de startups com potencial de contribuição para a comunidade e os negócios locais. A iniciativa incentiva especialmente a inovação aberta. Os empreendedores, além de investirem em negócios com alta possibilidade de crescimento, são estimulados a participar do desenvolvimento de novos produtos e soluções, trocando conhecimento e experiência com outros empreendedores do grupo
A prefeita Fátima Daudt lembrou dos desafios enfrentados para tornar o CIT realidade, como reverter a perda de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), refazer o projeto, a pandemia e emergência climática, e os benefícios que passa a oferecer. “O CIT vai oportunizar o desenvolvimento de inovações por parte das empresas e também permitir que os alunos rede municipal de ensino possam ser inseridos no ecossistema de inovação, potencializando mentes brilhantes, que são da base da inovação e do futuro da nossa cidade”, concluiu.
Primeiras atividades
A estrutura do CIT compreende coworking, startup arena, auditório de eventos, Fab Lab, espaços compartilhados e salas de empresas. Com gestão da Fenac, o CTI tem como fundadoras as empresas Cigam Software de Gestão, Sicredi Pioneira, Unimed Vale do Sinos e Tintas Killing. Mave Tecnologia, OMTZ e Um Cultural são membros, SX Negócios é a mantenedora, Sebrae RS é parceria institucional e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo como entidade governamental.
As entidades participantes são Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Ftec Faculdades, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), Universidade Feevale, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Fundação Liberato Salzano Veira da Cunha.
Para os envolvidos no ecossistema de inovação, o funcionamento do CIT será de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 18h. Nos dias 24 e 31 de outubro e 03 de dezembro, ocorrerão workshops de inovação para toda a comunidade do CIT, além de consultorias de gestão para membros residentes e envolvidos no CIT.
Outra atividade anunciada pelo Sebrae é o Pitch CIT, que será toda quinta-feira, a partir de 14 de novembro, na Arena do Sebrae, localizada logo na entrada do Centro de Inovação e Tecnologia, com cases de startups e empresas. O Sebrae também oferecerá atendimento especializado mediante agendamento. Para 2025, o Sebrae prevê ações como hackaton, aceleração de startups e formação de lideranças, entre outras ações.
CIT
- Área de 7,2 mil metros quadrados construídos
- Mais de R$ 7 milhões investidos
- Principais atividades: aceleração de startups, desafio de inovação aberta, pilotos (POC´s), formação de líderes, solution database, intelligence, network e conteúdo e CIT Summit