Incentivo ao investimento em segurança pública via Piseg

Por ACI: 29/07/2024

A segurança pública é um pilar essencial para o desenvolvimento de qualquer comunidade. Em tempos recentes, o Rio Grande do Sul enfrentou grandes desafios devido às enchentes que assolaram a região em 2024, resultando em um aumento preocupante na criminalidade. Neste cenário, o apoio da comunidade é crucial para combater essa crise e investir na prevenção de futuras situações.

O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) foi criado com o objetivo de permitir que empresas destinem parte do ICMS devido para projetos de segurança pública. Esta iniciativa é vital para fortalecer as forças policiais e outros órgãos de segurança, garantindo um ambiente mais seguro para todos.

Desde a sua criação, o Piseg arrecadou R$ 2,2 milhões para a segurança pública em Novo Hamburgo entre 2019 e 2024. Em 2024, o valor arrecadado foi de R$ 529 mil. No entanto, ainda é pouco se considerarmos o potencial de arrecadação, estimado em cerca de R$ 2,5 milhões mensais para a região.

Empresas que participam do Piseg não só contribuem para a segurança da comunidade, mas também se beneficiam de um ambiente mais seguro e propício para os negócios. Ao destinar 5% do ICMS devido ao PISEG, a empresa paga apenas 10% desse valor, sendo o restante abatido do ICMS a pagar. Esse investimento é multiplicado por 10 vezes, resultando em um impacto significativo na segurança pública.

Empresários e contadores que tiverem dúvidas sobre como participar do PISEG podem contar com nosso auxílio. Estamos à disposição para oferecer suporte e esclarecimentos. Basta entrar em contato através de nossas redes sociais ou pelo site www.consepronh.org.br.

A segurança é um compromisso de todos nós. Onde tem segurança, há desenvolvimento. Convidamos todos os empresários cujas empresas paguem ICMS a investir no PISEG e contribuir para um Novo Hamburgo mais seguro e próspero. Juntos, podemos fazer a diferença.

Daniel Campos
Presidente do Consepro Novo Hamburgo