Inovação inspirada na natureza

Por ACI: 17/03/2025

O vice-presidente César Ramos comandou a reunião mensal do Comitê da Indústria na última sexta-feira, 14, que teve a participação de um novo integrante, o empresário João Altair dos Santos (Conforto Calçados de Segurança), e da mestre em engenharia de produção e sistemas Giane Brocco, fundadora e CEO da Amazu Biomimicry.

A empresa atua há mais de 10 anos em consultoria, educação, formação de equipes e treinamentos em biomimética, bioliderança e inovação. “A inovação baseada na metodologia da biomimética torna as empresas mais inovadoras e sustentáveis. As soluções biomiméticas ajudam as empresas a se alinharem às novas economias, aos novos princípios de liderança, aos critérios ESG, a serem mais criativas e disruptivas, além de um posicionamento com grande diferencial no mercado”, disse Giane.

A biomimética é um campo de conhecimento que apresenta um novo olhar e avaliação do mundo natural para criar inovação. Aplicar biomimética é trazer a natureza como modelo, medida e mentora para a mesa de projetos, estratégia e de relações humanas. Com 3.8 bilhões de anos de evolução, a natureza é o maior laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que existe. A área é a melhor ponte entre a ciência e as demandas contemporâneas do mundo. Bio é vida, mimesis é imitação. Biomimética é, portanto, a imitação consciente da genialidade da vida e das estratégias de sucesso da natureza.

Planejamento estratégico

Outro tema da reunião mensal foi a projeção de um evento para comemorar o Dia da Indústria, que ocorre dia 25 de maio. A data e o palestrante serão definidos e anunciados em breve. Os integrantes também efetuaram a revisão do planejamento estratégico 2025. O Comitê da Indústria possui cerca de dez ações em andamento, como aumento da representatividade na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), interlocução com outras entidades empresariais, proposição e monitoramento de pleitos, participação de convidados em suas reuniões, aumento do número de associados ligados ao setor industrial, inclusive médias e grandes indústrias, participação de associados das regionais da ACI, visitas técnicas a empresas, em parceria com o Comitê de Governança e Planejamento, criação de um banco de feiras nacionais e internacionais e participação em podcast que a ACI pretende lançar em breve.  

 

Receba
Novidades