Integrantes conhecem Hub One do Feevale Techpark

Por ACI: 17/09/2024

A reunião mensal do Comitê da Micro e Pequena Empresa da ACI, nesta segunda-feira, 16 de setembro, ocorreu no Hub One do Feevale Techpark, em Novo Hamburgo. Os integrantes foram recebidos por Débora Engeroff, responsável pelo Núcleo de Serviços Especializados da Diretoria de Inovação.

Na sequência, a diretora de Inovação, Daiana de Leonço Monzon, apresentou o Feeevale Techpark, cujo objetivo é promover a aproximação da universidade com as empresas, incentivando a transferência de tecnologia, a competitividade empresarial e o fomento a novos negócios, produtos, processos e serviços. O espaço motiva os empresários a inovar e transformar suas ideias em negócios.

Com unidades em Novo Hamburgo, Campo Bom, Porto Alegre, Esteio e Sapiranga, o local possui atualmente 17 empresas incubadas e 103 empresas residentes, que somam R$ 220 milhões em faturamento e geram 801empregos. “Desenvolvemos diversos programas que impulsionam negócios, como o Pílulas da Inovação, que se propõe a inspirar atuais e futuros empreendedores, oferecendo programas de capacitação em áreas correlatas”, disse Daiana.

Os integrantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Enogastronomia da universidade, espaço moderno e sofisticado, equipado com bancadas individuais, multimídia e cozinha demonstrativa, com ambiente climatizado, especialmente projetado para o ensino de enologia e bebidas. No local, também ocorrem cursos prático-demonstrativos, voltados para a comunidade, conforme a professora Alexandra Marcella Zottis, coordenadora do curso de gastronomia e turismo.

Outros assuntos

A reunião mensal, coordenada pela vice-presidente Rosane Machado, também abordou eventos e ações do planejamento estratégico do comitê. No próximo dia 23, será realizada em Estância Velha a primeira edição local da Confraria dos Pequenos Negócios e, no dia 14 de outubro, será a vez de Campo Bom sediar o evento. A programação para 2025, em fase de definição, prevê a realização de edições mensais da Confraria em Novo Hamburgo e bimensais nas cidades de Estância Velha, Campo Bom e Dois Irmãos.

Mostratec e Consepro NH

O diretor da ACI, Fauston Saraiva, informou sobre a participação da ACI na Mostratec 2024, entre os dias 22 e 25 de outubro, em estande compartilhado com associados, que estão sendo contatados para apresentação da proposta. Juliana Dal Bó e Marcelo Santejano, integrantes da diretoria do Conselho Comunitário Pró-segurança Pública em Novo Hamburgo, apresentaram a atuação da nova diretora para recuperar a imagem institucional e apoiar os órgãos de segurança no município. Conforme eles, desde março, quando tomou posse, a nova os novos integrantes, todos voluntários, administração já investiu mais de R$ 81 mil para atender a demandas da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.