Integrantes debatem impacto das enchentes nas empresas

Por ACI: 17/05/2024

Os impactos das enchentes sobre as atividades das empresas e da própria ACI, bem como o dia a dia das famílias da região, foram o tema da reunião mensal do Conselho Deliberativo nesta quinta-feira,16, coordenada pelo presidente Robinson Klein.

A vice-presidente Jurídica, Izabela Lehn, informou que a entidade, através do Comitê Jurídico, busca assegurar celeridade no repasse de recursos do governo federal às empresas associadas afetadas pelas cheias. O Município de Novo Hamburgo optou por homologar o decreto de calamidade pública através da União e aguarda o acolhimento do mesmo pelo Estado do RS. No âmbito trabalhista, atua para que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autorize as empresas afetadas a adotarem medidas emergenciais, como teletrabalho, layoff e férias coletivas. A ACI também acompanha o projeto de lei do deputado Efraim Filho para estabelecer o regime de reoneração progressiva da folha de pagamento e pretende encaminhar à bancada gaúcha emenda para que a ela ocorra ao longo de dois anos.

A vice-presidente Regional de Dois Irmãos, Liliane de Almeida, destacou ser importante a extensão das medidas de apoio a todas as cidades da região. Em Dois Irmãos, segundo ela, muitas não estão produzindo tendo em vista que os funcionários atuam como voluntários no atendimento às vítimas. Liliane de Almeida disse que o site www.sos-rs.com foi criado para cadastramento de voluntários para organização e distribuição de doações no município. A ideia dos criadores é receber em seguida doações para a reconstrução de casas.

O ex-presidente Diogo Leuck citou iniciativa do Instituto Ling, que doou R$ 50 milhões para projetos de reconstrução do RS. Federasul e Instituto Cultural Floresta (ICF) farão a análise de projetos que serão contemplados, cada um, com R$ um milhão. Outras empresas aportaram R$ 20 milhões para o apoio a projetos.

Grupos de trabalho

Na sequência da reunião, foram apresentadas as principais ações dos grupos de trabalho criados para dinamizar o atendimento às empresas associadas.

Fabiana Bissolotti, do GT Abrigos e Doações, que hoje será feita a análise dos problemas de segurança e logística verificados no abrigo na Fenac. O integrante Giuliano Hoffmann disse que a distribuição de alimentos foi integralmente repassada à Procuradoria do Município de Novo Hamburgo

Maicon Schaab, do GT Reconstrução, disse que cerca de 3 mil edificações, entre empresas e residências, foram afetadas em Novo Hamburgo e que a reconstrução está orçada em R$ 180 milhões. Também disse ser necessária a rápida recuperação do dique do Rio dos Sinos no Bairro Santo Afonso. A área próxima foi invadida nos últimos anos, o que contribuiu para a ocorrência de danos na estrutura do mesmo. Em Novo Hamburgo, são cerca de 2,5 km de dique, cuja altura terá que ser aumentada. A recuperação da casa de bombas no local também terá ser feita, em parceria com São Leopoldo.

Cristine Schneider da Rocha, do GT Comunicação, informou sobre a divulgação de informações para orientar os associados, a interlocução junto aos demais grupos de trabalho e a publicação de medidas adotadas pelas prefeituras da área de atuação da ACI. Também citou a estada em Novo Hamburgo de um grupo de profissionais ligados à organização internacional Operation Blessing. Água, atendimento médico, escolas e pequenos comércios são as áreas de atuação. A equipe já produziu materiais que estão sendo veículos na rede de TV norte-americana CBN.

O vice-presidente de Indústria, César Ramos, informou sobre reunião com o Instituto Justiça, de São Paulo, que atua nas áreas de reconstrução e educação. Três propostas foram apresentadas: aquisição de móveis e eletrodomésticos para família atingidas, multiplicação das ações do Centro De vivências Redentora (CVR), da Fundação Semear, e projeto de transformação de lodo Fundação Fundamental em composto orgânico.

Regime interno

O diretor Leandro Villela Cezimbra informou que, após a revisão do estatuto social em 2023, este ano sendo feita a alteração do regimento interno da ACI, cuja proposta será analisada na próxima reunião do Consed.