Inteligência artificial e lojas físicas minimalistas são as grandes mensagens da NRF 2025

Por ACI: 21/01/2025

A aplicação da inteligência artificial no contexto do varejo para acrescentar eficiência operacional foi o destaque da edição da NRF Retail's Big Show, maior evento de varejo do mundo e que ocorreu de 12 a 14 de janeiro em Nova York (EUA). Segundo Fabiano Zortéa, especialista em Varejo e Consumo do Sebrae RS, a IA é usada cada vez mais na personalização e na gestão. 

"Vimos a IA sendo muito aplicada para personalizar o atendimento do cliente, somando dados que a empresa já tem com a tecnologia que está cada vez mais aprimorada. Isso tem tornado as marcas mais atrativas e reconhecidas, uma vez que adotam uma narrativa mais interessante. A IA também entra com muita força na gestão de estoques, fazendo a integração entre a base histórica e projeção de vendas, gerando uma melhor previsibilidade com estoques mais adequados", explica Zortéa.

Realizada anualmente na maior cidade dos Estados Unidos, a feira é ponto de referência para entender as tendências que moldam o futuro do varejo. Neste ano, o programa de imersão liderado pelo Sebrae RS contou com 55 empresários e expoentes do varejo do Rio Grande do Sul que visitaram a NRF e lojas em Nova York para conhecer novidades e captar inspirações.

Ao todo, integraram a comitiva 20 empresas apoiadas pelo Sebrae RS, além de 35 líderes do varejo gaúcho que representam as instituições que apoiam o desenvolvimento do segmento (Sesc RS, Fecomércio RS, CDL Porto Alegre, Sindilojas Porto Alegre e Federação Varejista do RS).

Ainda de acordo com Zortéa, a experiência na NRF e nas visitas técnicas deixou claro que a tendência é cada vez mais atrair o cliente para a loja física, que passa a adotar uma versão mais minimalista, mas sem esquecer a tecnologia. "As lojas estão engajadas em atrair e fidelizar clientes da geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) e a geração Alfa (nascidos de 2010 em diante). Esse também foi um ponto que chamou muito a atenção nas visitas técnicas. Essas marcas estão focando em lojas físicas mais minimalistas, mas com utilização de telas interativas", explica. (Fonte: Sebrae RS - assessoria de imprensa)

 

Receba
Novidades