‘Invistam em suas marcas no exterior’, sugere exportador que atua em 67 países

Por ACI: 17/07/2024

Em palestra no Dinner Talking da ACI nesta terça-feira, 16, Denilson Silveira, diretor comercial da Shoes Exportadora e Importadora, de Igrejinha, deu uma sugestão valiosa aos fabricantes de calçados que já têm ou planejam iniciar operações no mercado internacional.

“Invistam em suas marcas no exterior e tenham uma política de exportação bem-definida, com ações de marketing, materiais de PDV e produtos adequados”, disse aos participantes do evento, que teve público recorde - 60 profissionais - no restaurante do Swan Novo Hamburgo. Na abertura, a vice-presidente de Internacionalização, Sheila Bonne, destacou a satisfação de ver a ‘casa cheia’ e o propósito do Dinner Talking de conectar pessoas para internacionalizar negócios.

Conforme Silveira, a venda de produtos brasileiros com marca própria no exterior é consequência de relacionamento e confiança que os importadores depositam no representante que os atende. Ele próprio demorou 1,5 ano até obter o primeiro pedido de um importador argentino, com 636 pares, em 1996, ao iniciar o processo de exportação da Piccadilly, uma das marcas que representa atualmente.

Silveira afirma que a Piccadilly é um caso de sucesso na exportação de calçados femininos com marca própria, que representa cerca de 40% da produção da empresa, mas outras marcas também têm conquistado clientes em diversos países.

Além da Piccadilly, a Shoes Exportadora e Importadora representa no exterior as marcas Santinelli, Mariotta, Via Scarpa, West Coast, Di Vitrini, Replay, Tabita, Havaianas e, mais recentemente, Fiber. Em 28 anos de atividades, comercializou 40 milhões de pares, utilizando estratégias como participação em feiras e excelente relacionamento com clientes, além de visitas frequentes, produtos de qualidade e atendimento às demandas dos lojistas. Com operações próprias em Igrejinha/RS, São João Batista/SC, Nova Serrana/MG e Fortaleza/CE, além de Orlando/EUA, Dongguan-Canton/Chia e La Habana/Cuba, a empresa tua em 67 países.

Pacto Calçadista

Outra palestra foi feita por Marlos Davi Schmidt, presidente do Conselho do Pacto Calçadista, com o tema Pacto Calçadista - Unindo mãos e mentes, e Fernando Aldana, criador da marca de vestuário Broda Club. Marlos destacou a origem do movimento e a primeira ação internacional, que ocorre em Nova Iorque, para recolocar o do RS no mercado norte-americano. Integrantes do movimento criado a partir do Programa Líder do Sebrae RS participaram, nesta terça-feira, 16, do FDRA Shoe Sourcing Executive Summit, em Nova Iorque. O evento é promovido Associação de Distribuidores e Varejistas de Calçados da América, que reúne 304 importadores e compra 2 bilhões de pares ao ano.

A programação inclui reuniões com a direção da FDRA, que será convidada a visitar o Rio Grande do Sul em breve, e com o embaixador brasileiro e ainda pesquisas de lifestyle em avenidas de Nova Iorque, nesta quarta e quinta-feira. Os integrantes Christian Thomas e Karin Becker relataram ao vivo, diretamente de Nova Iorque, os excelentes resultados obtidos na estada em solo americano.

São objetivos do Pacto Calçadista, entre outros, criar uma entidade do calçado do cluster do RS, capacitar as lideranças e ampliar as exportações. “Os próximos passos são capacitar empresas para exportação, trazer executivos da FDRA ao Brasil e levar expositores a showroom em solo americano”, explicou Marlos.

Patrocínio: Conexo LogisticsCigam Software CorporativoSicredi PioneiraDomínio Tributário e Estrelatur

Apoio máster: Sebrae RS

Apoio: Izabela Lehn Consultoria em LGPD para Empresas