Livro Uma Trajetória Centenária de Valor descreve história e contribuição da ACI para desenvolvimento da região

Por ACI: 18/10/2024

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos comemorou 104 anos nesta sexta-feira, 18 de outubro, e lançou o livro Uma Trajetória Centenária de Valor, que retrata os seus 102 anos de história (1920-2022). A cerimônia reuniu ex-presidentes, associados, autoridades municipais, representantes de entidades empresariais e de instituições de ensino.

Anfitrião do evento, o presidente da ACI, Robinson Klein, destacou o esforço do grupo visionário de empresários que criou a entidade, em 1920, como retrata o livro, para defender seus interesses e prosperar. “Eles entenderam que, juntos, tinham mais força”, explicou. Conforme Klein, a entidade congrega atualmente 1,1 mil associados e tem credibilidade para defender seus interesses junto aos governos municipais, estadual e federal. “Parabéns a todos que entendem essa causa coletiva”, disse.

A prefeita Fátima Daudt destacou sua ligação com a entidade, que presidiu entre 2006 e 2011, e a importância da ACI. “A ACI faz parte da história da cidade e muitas vezes foi decisiva para construir o que temos hoje”, afirmou. Fátima também citou que o projeto do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), que será inaugurado neste sábado, 19 de outubro, nasceu na ACI, no primeiro ano de mandato, quando Robinson Klein era vice-presidente de Inovação e Tecnologia.

Ex-presidente da ACI que viabilizou a reedição do livro, Diogo Leuck, atual secretário de desburocratização e empreendedorismo do RS, disse que, há 14 anos, viu na página 67 a foto de seu avô materno, um dos integrantes de missão empresarial gaúcha aos Estados Unidos que abriu as portas do mercado norte-americano ao calçado brasileiro. “Foi a partir de desta casa que as exportações se iniciaram. Hoje, com muito orgulho, vejo a reedição do livro, que descreve muitas conquistas da ACI e da região e não nos deixa esquecer dos momentos difíceis para construir um futuro melhor”, enfatizou.

Universidade Feevale

O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, destacou a contribuição para a reedição do livro e a participação da ACI na criação da instituição de ensino, há 55 anos. “A Feevale surgiu graças à atuação de empresários ligados à ACI, alguns dos quais tornaram presidentes e mantenedores da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur)”, detalhou.

O reitor disse também que a Universidade Feevale já formou milhares de profissionais para as empresas da região e, há 20 anos, criou o Feevale Techpark, que estimula o empreendedorismo e a inovação. “Juntos, poder público, sociedade, empresas e universidade alavancam a atividade econômica e tornam mais prósperas a cidade e a região”, completou.

Autoras do livro (juntamente com Inês Caroline Reichert), as professoras Magna Lima Magalhães e Roswithia Weber, do curso de História da Universidade Feevale, destacaram que o esforço para a descrever os últimos 12 anos foi menor do que os primeiros 90 e que o senso de união e coletividade é uma das marcas da entidade desde a sua criação. “A ACI tem uma relação com seu passado, censo de presente e uma agenda para o futuro”, disse Roswithia Weber.

Período 2010-2022

A obra lançada nesta sexta-feira é uma reedição do livro dos 90 anos e incluiu os últimos 12 anos da história da ACI (2010-2022). Com 328 páginas e prefácios de Marcus Vinícius Pratini de Moraes, ex-ministro de Indústria e Comércio (1970-1974), e Clóvis Tramontina, empresário, descreve os principais fatos e as realizações da entidade em quatro períodos históricos.

Parte I retrata o período de 1920, ano do surgimento da entidade, até a década de 1960, revelando as sementes do associativismo na região e os primeiros frutos. Parte II apresenta a evolução da produção de calçados e a consolidação do conceito made in Brazil entre as décadas de 1970 e 1990.

Parte III revela a inserção do empresariado do Vale do Sinos no mundo globalizado e atuação da ACI nos anos 1990 e a entrada no século XXI. Parte IV descreve a trajetória da ACI em direção ao seu centenário e sua consolidação como uma das mais representativas entidades empresarias gaúchas, com cerca de 1,1 mil associados ativos, atuação reconhecida nacionalmente e forte vinculação com o desenvolvimento econômico, social e cultural da região do Vale do Sinos.

A obra também destaca as principais realizações da gestão 2022-2023, notas e referências. Foram impressos 3 mil exemplares, parte dos quais será distribuída a interessados mediante contribuição de R$ 40,00. Outra parte será disponibilizada gratuitamente para escolas, entidades e bibliotecas e uma versão e-pub estará acessível no site da ACI.

O livro Uma História Centenária de Valor (PRONAC: 232067) conta com patrocínio máster de Killing Tintas e Adesivos, patrocínio de Sinoscar e copatrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Box Print, Conforto, Doctor Clin, Unimed Vale do Sinos e Calçados Wirth. A realização é da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, Simples Assim e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Acesse aqui as fotos do evento