Localização estratégica favorece turismo em Novo Hamburgo

Por ACI: 17/11/2024

Estudo do Sebrae RS indica que 420 mil CPFs únicos viajam 4,5 vezes ao ano para visitar a cidade quando consideramos pessoas localizadas num raio acima de 70 quilômetros de Novo Hamburgo e que o turismo de negócios ganha relevância cada vez maior com novas tendências do mercado. Atrair este público para visitar a cidade e aumentar o número de 1,8 milhão de visitantes anuais é um dos objetivos da Diretoria de Turismo de Novo Hamburgo.

Na última quinta-feira, 14 de novembro, na reunião mensal do Conselho Deliberativo da ACI, o diretor de turismo da Prefeitura de Novo Hamburgo, Deivid Schu, apresentou duas iniciativas culturais ligadas ao turismo no município. Uma é o Projeto Caminhos de Lomba Grande, que há mais de 15 meses promove o bairro rural, cuja cultura, natureza e gastronomia atraem visitantes de toda a região. Os turistas têm a oportunidade de participar de eventos como o Rodeio, a Festa do Colono e a Carreata de Lomba Grande, além de adquirir bebidas artesanais, alimentos orgânicos, produtos coloniais e até mesmo plantas e árvores frutíferas dentro dos estabelecimentos participantes.

Conforme Deivid, Novo Hamburgo possui bons índices de competitividade frente aos destinos indutores do turismo brasileiro, como localização infraestrutura, localização estratégica, economia local, capacidade empresarial, serviços e equipamentos, atrativos naturais e atrativos culturais. O objetivo é fortalecer as atividades estruturadas para atrair cada vez mais visitantes de outras cidades a partir das tendências que indicam o interesse crescente de turistas por deslocamentos mais rápidos, combinação de lazer e atividades laborais fora do local de habitação e ainda por novas experiências gastronômicas.

O turismo regional também é o foco da Diretoria de Turismo. “Não há como pensar em turismo pensando somente em Novo Hamburgo”, disse Schu. Por isso, segundo ele, a atuação em conjunto com o Vale Germânico, formado por 14 municípios e rico em cultura e belezas naturais, proporcionado experiências incríveis aos visitantes.

Assuntos das vice-presidências

A vice-presidente de Governança e Planejamento, Maria Cristina Bohnenberger, apresentou a agenda de eventos para 2025, que as empresas podem patrocinar ou apoiar. “Os vice-presidentes devem divulgar os eventos para seus integrantes e contatos, indicando empresas para patrocinar e sugerindo palestrantes”, destacou Maria Cristina.

Cristine Schneider da Rocha a importância de mobilização da ACI, comunidade, ex-alunos e empresários em prol da Fundação Liberato, que registra dificuldades de contratação de professores e falta de recursos para modernização de laboratórios. A vice-presidente de Serviços, Fabiana Bissolotti, informou sobre a montagem da equipe que será responsável pelo projeto do Selo ACI de Sustentabilidade. O diretor, Fauston Saraiva, disse que a entidade encaminhou correspondência ao Ministério do Trabalho e Emprego solicitando a prorrogação por doze meses da vigência das obrigações contidas no Anexo X da NR-12, prevista para 02 de janeiro de 2025, e que será divulgada em breve o posicionamento contrário à proposta de redução da jornada de trabalho.

Receba
Novidades