Mercado financeiro na expectativa pelo 'Dia D'
O vice-presidente de Economia da ACI, André Momberger, comenta as expectativas do mercado financeiro em relação ao 'Dia D', nesta terça-feira, 1° de abril, quando Donald Trump completa 90 dias à frente do governo dos Estados Unidos. O período foi marcado por ameaças de tarifação, ora por países, ora por tipo de produto, especialmente os últimos 60 dias, e novas imposições podem ser anunciadas amanhã.
“Aproxima-se o momento em que veremos o que vai realmente acontecer”, enfatiza Momberger, em mais um vídeo da série Papo de Economia. O comportamento de Trump é semelhante ao do início do primeiro mandato, como a tarifa de 25% imposta ao aço brasileiro, que depois foi objeto e negociação entre os dois países.
Para o Brasil, as consequências do modelo de negociação imposto por Trump são muito ruins. No aspecto inflacionário, por exemplo, se houver retaliações, haverá prejuízos para o país, assim como para todo o mundo, que passou os últimos cinco anos tentanto conter a inflação. "Tarifas diminuem a capacidade de troca e, provavelmente, haverá uma redução no fluxo de comércio em nível global", acrescenta André Momberger.