Novo coordenador é empossado

Por ACI: 25/08/2024

Foi empossado nesta quinta-feira 22, de agosto, o novo coordenador do Comitê Gestor do 3C – Cadastro do Comércio de Calçados, Vanderson Jaeger, gerente de contas a receber e análise de crédito de Calçados Ramarim, que substitui Frederico Wirth. Durante a reunião, que também teve a presença de novos integrantes, o comitê analisou as melhorias recentes no Portal do 3C, como a inclusão do pagamento à vista, dos dias de atraso em cartório e dos pagamentos pontuais até o quinto dia útil, que possibilitam maior assertividade nas informações e na tomada de decisão dos associados.

Outros temas analisados foram o pedido de aumento de mark-up por parte de alguns lojistas e a pouca eficiência das ferramentas de conciliação financeira para operações com adquirentes e marketplaces. As ferramentas disponíveis atendem apenas parcialmente às necessidades das empresas em relação às operações, que muitas vezes são realizadas manualmente e implicam em diferença do valores a receber. Por isso, muitas empresas têm recorrido ao desenvolvimento de ferramentas em conjunto com startups, na tentativa de obter maior precisão nas operações.

O aumento do número de lojistas com liminar judicial para impedir a inclusão de seus nomes em cadastros de negativados preocupa as empresas. Sem restrições aos nomes, vendas são feitas a lojistas, que não efetuam o pagamento e causam prejuízos aos fabricantes.

Pacto Calçadista

O diretor da ACI, Fauston Saraiva, relatou as ações do Pacto Calçadista, movimento que reúne profissionais e empresas com o objetivo de reposicionar o calçado produzido no Rio Grande do Sul no mercado norte-americano. Destacou o evento realizado na ACI, em 29 de julho, em que três integrantes apresentaram os principais insights da participação em encontro anual da FDRA – Associação dos Distribuidores e Varejistas de Calçados da América, em Nova Iorque.  A entidade reúne 304 empresas varejistas que importam 2,1 bilhões de pares anuais. A ACI, entidade que abriga o Pacto Calçadista, tornou-se sócia da FDRA e tem acesso a informações sobre o consumo de calçados no norte-americano, entre outras informações. No início de 2025, a direção da FDRA deve vir ao Vale do Sinos para conhecer o cluster calçadista e avançar no processo de aproximação com empresas locais.

Mais associados

Os integrantes do 3C destacaram que as informações precisas e úteis que são disponibilizadas pelo 3C devem ser colocadas à disposição de novas empresas. A coordenadora do sistema na ACI, Maria Lúcia Chaves de Almeida, vem realizando visitas de apresentação às empresas da região. Respostas positivas são aguardadas para que seja ampliando o número de usuários.