Número de associados cresce e eventos atraem muitos participantes
Foi realizada nesta terça-feira, 26 de novembro, a última reunião em 2024 do Comitê Regional de Estância Velha da ACI, coordenada pelo vice-presidente Gabriel Müller. Ao fazer uma retrospectiva do ano, Müller destacou o aumento do número de sócios no município, que já soma 76, e as representações oficiais em sete conselhos municipais, além da promoção de eventos destinados a capacitação, conexão e geração de negócios às empresas locais.
As duas edições do Conecta Regionais Estância Velha, realizadas em 28 de maio e 30 de outubro, tiveram 119 participantes, enquanto as três edições da Confraria dos Pequenos Negócios, em 23 de setembro, 21 de outubro e 18 de novembro, reuniram 98 profissionais.
Gabriel Müller informou que, a pedido do comitê, que reuniu-se com o prefeito Diego Francisco, houve redução do número de caminhões que transportam lixo de outras cidades para processamento na Utresa – Resíduos e Gestão Ambiental. Antes autorizado pela Fepam para ocorrer 24h ao dia, o que ocasionava desconforto à população, o tráfego atualmente ocorre apenas durante o dia e em volume menor que o anterior.
Representações oficiais
Durante a reunião desta terça-feira, os representantes em conselhos municipais destacaram as principais atividades de 2024.
Eusébio Griebeler, que integra o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), informou que o palco que receberá as atrações de Natal já foi montado em frente à Sociedade de Canto União e este ano diversas inovações foram programadas. Também destacou que o projeto Estância 360°, que tornou-se lei municipal recentemente, vai desenvolver diversas ações para aumentar o fluxo turístisco no município. Uma das ações previstas é a construção de uma rua coberta.
Carlos Adolfo Becker, suplente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, informou que o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica está em fase de elaboração e deve definir critérios e iniciativas para preservação da mata nativa, existente em área expressiva do município.
Becker também destacou a criação de oito novos lotes no Parque Industrial e Tecnológico Engenheiro José Portella Nunes (Evetec), os quais já foram adquiridos por empresas interessadas em instalar-se em Estância Velha. Conforme ele, em reunião-almoço com o Comitê Regional em outubro, o prefeito Diego Francisco manifestou disposição de adquirir uma área de terras para instalação de um novo distrito industrial.
Assuntos Institucionais
O diretor da ACI, Fauston Saraiva, informou que está em elaboração um estudo para extensão da BR-448 até a divisa de Portão e Estância Velha e que a ACI enviou pedido ao Ministério do Trabalho e Emprego solicitando prorrogação da vigência do Anexo X da NR-12, prevista para 02 de janeiro e que obriga as indústrias calçadistas a adequarem máquinas e equipamentos utilizados na produção. Destacou também que a entidade vai reunir-se com a direção da Empresas Gaúcha de Rodovias (EGR) para que seja refeito o estudo que embasou a redução da velocidade para 60km/hora em trechos da ERS-239 e solicitar a duplicação da rodovia entre as cidades de Taquara e Rolante.