Pacto Calçadista, que tem apoio da ACI, foi destaque na reunião do Consed

Por ACI: 09/08/2024

Os impactos positivos da iniciativa Pacto Calçadista, apoiada pela ACI, foi um dos destaques da reunião mensal do Conselho Deliberativo (Consed) da ACI, realizada nesta quinta-feira, 11. Sheila Bonne, vice-presidente de Internacionalização, destacou o sucesso da reunião realizada dia 29 para apresentação dos insights dos integrantes do Pacto Calçadista que participaram, dia 16, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, de evento promovido pela Associação de Distribuidores e Varejistas de Calçados da América (FDRA, na sigla em inglês) com o objetivo de apresentar o cluster calçadista brasileiro e viabilizar o aumento das exportações de calçados do RS. "As avaliações que recebemos foram muito positivas. Além disso, também recebemos sugestões para aprimorar o projeto", revelou. Ela também confirmou a formatação de um curso desenvolvido especificamente para atender às demandas dos brasileiros focado de design de calçados e moda, elaborado pela Academia de Cultura e Moda da Itália. "Já há interessados na inciativa. O curso terá 30 horas e será realizado nas cidades Milão, Florença e Roma, em data que coincide com o período da realização da feira calçadista Micam, o que otimiza a presença de brasileiros", ponderou.

Também na pauta de internacionalização, presidente da ACI, Robinson Klein, lembrou da Missão Empresarial a Portugal que será realizada de 18 a 20 de setembro. "Os portugueses estão fazendo grande esforço para atrair empresas, usando subsídios de até 70% do investimento. O enfoque dessa missão será conhecer as oportunidades em Internacionalização das empresas

O diretor Fauston Saraiva confirmou que serão realizados eventos com candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo que procurarem a ACI.  Todos receberão uma carta com nossas propostas, que serão elaboradas conjuntamente e submetidas à apreciação do Consed.

Já Vice-Presidente de Educação e Cultura, Cristine Rocha, lembrou que o Prato Principal do dia 25 de julho, em alusão aos 200 anos da imigração alemã e protagonizado por Rodrigo Luis dos Santos, doutor em história e historiador no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, foi um marco e um sucesso absoluto. "Poucas vezes vimos um público tão interessado numa apresentação", enfatizou. Cristine também falou da iniciativa ACI em arte, que segue até o final de agosto, e sobre o evento que deve acontecer parceria com o CDL, a fim de desmistificar destinação do Imposto de Renda para ações de segurança e cultura. "Muitos contadores e empresas ainda não conhecem os mecanismos para fazer esta destinação. E algumas temem pelos valores aplicados e seu real uso. Por isso, é importante reforçar estas iniciativas e garantir mais verbas para estes segmentos", ressaltou.

Marceli L. da Rosa, Vice-Presidente Jovens Empreendedores, por sua vez, convidou todos os integrantes do Consed para 10° Encontro de Empreendedorismo do CJE, dia 20 de agosto, no Auditório da ACI. E a vice-presidente de Governança e Planejamento, Maria Cristina Bohnenberger, conclamou todos a participarem do Fórum de Governança Corporativa, no dia 29 de agosto, no Teatro Feevale.

Por fim, Fauston trouxe à baila o posicionamento firme da ACI contra o aumento de salário dos servidores, em votação na Assembleia Legislativa no dia 19 de julho. "Infelizmente, a projeto foi aprovado e representará um custo adicional aos cofres públicos de R$ 8 bilhões, até 2027. O importante é que a entidade se posicionou firmemente contra", complementou. Ele também falou do apoio da ACI emenda 257 ao PLC 68 de 2024, que prevê redução em 60% das alíquotas do IBS e da CBS incidentes sobre os programas de computador desenvolvidos no Brasil.