Parar a operação não deve ser opção das empresas, diz consultor

Por ACI: 28/05/2024

O professor e consultor Marcello Mafaldo foi o convidado da reunião mensal do Comitê Regional de Estância Velha, nesta terça-feira, 28, coordenada pelo vice-presidente Gabriel Müller. Mafaldo destacou que o momento crítico, mas oportuno, vivido pelo Rio Grande do Sul fará com que muitas empresas que já vinham enfrentado dificuldades não consigam sobreviver às dificuldades, enquanto outras, bem-estruturadas, até aumentarão os negócios.

Conforme ele, nas atuais circunstâncias, duas frentes de ações são indicadas: minimizar os impactos e recuperar a saúde financeira das empresas. O professor também enfatizou que paralisar a operação não deve ser uma opção aos empresários, por maiores que sejam as dificuldades.

Para ele, há alternativas para preservar a estrutura, como a priorização de pagamentos e a análise de ativos capazes de gerar retorno rápido, como estoques e matérias-primas. “Muitas vezes, é indicado deixar de lado os tributos e trabalhar fortemente na recuperação de custos internos”, destacou o convidado.

Num processo de perdas como o atual, conforme Marcello Mafaldo, é necessário, também, ter força moral para manter as atividades. “Além de ter consciência do momento e de analisar as perdas, é necessário decidir recomeçar e acelerar”, explicou.

O professor alterou para a importância de não se esperar grande auxílio do governo federal e ter um plano b, isto, é estratégias para fazer frente às dificuldades, se os recursos não vierem, como a atuação em cooperação com outras empresas, inclusive concorrentes, e, quando for o caso, renegociar débitos com instituições financeiras.

Em momentos como atual e em tempos de estabilidade, as empresas, conforme Marcello Mafaldo, devem sempre analisar os três ciclos de vida dos negócios. O primeiro a avaliar o consumo, isto é, a capacidade de vender seus produtos para os mesmos clientes e gerar caixa por um longo período. Prazo de validade diz respeito ao tempo de vida útil dos produtos, que se esgota e precisa ser renovado com o passar do tempo. E analisar o modelo de negócio é verificar se a performance está sendo positiva e a empresa tem condições de ser manter relevante no mercado. Em todos os segmentos, o modelo de negócio precisa ser renovado com o passar do tempo e pode inclusive ser replicado.

“É o que acontece com muitas empresas atualmente. Os sintomas se evidenciam na área financeira, mas geralmente estão relacionados a problemas em outras áreas, como produção, marketing ou distribuição, por exemplo, que não foram ajustadas”, concluiu.