Planejamento estratégico empresarial e suas vantagens
O planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta que estrutura todas as ações do negócio em um determinado período, embasando a tomada de decisão dos gestores e auxiliando na definição de planos de ação e modelagem de metas. Ele precisa ser dinâmico, executável e adaptável em qualquer momento. Apresentar esse processo é essencial a fim de alinhar os objetivos e propósitos da organização com os recursos disponíveis e o mercado no qual ela está inserida.
Ao contrário do que alguns empreendedores e gestores pensam, planejar não se aplica exclusivamente à etapa de abertura de um negócio. O planejamento deve ter fundamentos claros e bem-definidos desde a sua implementação, passando por cenários de crises e de crescimento do empreendimento. São os conhecidos cenários realistas, pessimistas e otimistas. Para ter sucesso com o planejamento empresarial, o empresário precisa de muita perseverança, além de possuir uma série de ferramentas e metodologias que irão nortear a atuação e as decisões do negócio.
Veja, a seguir, os principais benefícios obtidos com a implementação de um planejamento para o seu negócio.
Provoca inputs para a tomada de decisão
O empresário precisa tomar decisões sobre o futuro do negócio todos os dias. Nesses momentos, muitos empreendedores acabam recorrendo à famosa intuição. O problema disso é que, ao se basear apenas na intuição ou “feeling”, pode-se colocar o negócio em risco e tomar decisões incoerentes com os objetivos da empresa e a situação do mercado. Por outro lado, quando o negócio possui um planejamento, o empresário passa a ter novos conceitos para embasar a tomada de decisão. Isso porque o documento auxilia na definição do que é mais relevante para o seu empreendimento em um determinado momento, direcionando as decisões relacionadas ao futuro do negócio.
Auxilia na identificação de problemas
Toda organização possui uma série de questões não resolvidas e muitas não são visíveis, o que torna muito mais trabalhoso apontar os gargalos e problemas a serem resolvidos. Uma estratégia construída sobre bases claras e bem-definidas contribuirá com a gestão e com o time como um todo a identificar uma série de soluções dentro da empresa. Assim, é possível reestruturar alguns elementos de forma a corrigir os problemas e potencializar os resultados do negócio.
Alinha a equipe em torno de um objetivo
É comum encontrar equipes focadas e comprometidas em gerar os melhores resultados para a empresa. Contudo, quando a equipe não entende para qual direção deve ir e cada um toma por si uma direção diferente, o resultado não será alcançado. Delinear muito bem essa estratégia serve, exatamente, para alinhar todos os esforços em torno de um único objetivo. Dessa forma, toda a equipe trabalha para que o negócio atinja as metas estabelecidas, potencializando os esforços individuais dos funcionários.
Potencializa o sucesso do negócio
O conceito de sucesso para cada empreendimento vai estar conectado aos seus objetivos e metas pré-determinadas. Isso significa que, enquanto alguns negócios desejam aumentar as vendas, outros possuem o objetivo de expandir a marca, nacionalmente ou internacionalmente, por exemplo. Quando o empresário constrói o planejamento estratégico empresarial, ele potencializa o sucesso do negócio, uma vez que passa a vislumbrar exatamente qual caminho seguir para atingir seus objetivos.
Como elaborar um planejamento estratégico empresarial
O planejamento pode ser sintetizado em um conjunto de perguntas simples, porém fundamentais. Afinal de contas, as respostas mostram em qual estágio a empresa está e quais são as suas perspectivas de futuro. Portanto, é necessário responder aos questionamentos a seguir: onde a empresa está?, aonde ela pretende chegar? e o que fazer para chegar lá?
Por falta de orientação, é comum que empresários tenham uma visão míope do negócio. É necessário, portanto, transformar essa miopia para que seja possível enxergar a situação do empreendimento com clareza. Mesmo assim, é necessário fazer um estudo de mercado a fim de elaborar um conjunto de estratégias que vão ajudar o negócio a alcançar os objetivos definidos. Entenda a seguir, o que é necessário fazer para elaborar o planejamento estratégico empresarial.
Analisar ambientes interno e externo é de suma importância
A análise de cenário é essencial para entender como os ambientes interno e externo podem impactar nos resultados da sua companhia. Na prática, é isso que vai responder a primeira pergunta do planejamento estratégico: onde a empresa está. A matriz SWOT é a metodologia mais usada para fazer essa leitura. Veja como essa tática funciona:
- strengths (forças): diz respeito aos fatores internos — e o que a empresa pode controlar — que contribuem para o desenvolvimento do negócio, como boa infraestrutura, funcionários capacitados, sistemas gerenciais;
- weaknesses (fraquezas): também relacionado ao ambiente interno, esses são os pontos fracos da empresa e todas as suas limitações;
- opportunities (oportunidades): ligado ao ambiente externo, as oportunidades são fatores que a empresa não consegue controlar, mas influenciam nas decisões do negócio, por exemplo a concorrência, mudanças no comportamento do consumidor, situação econômica, política e social;
- threats (ameaças): fatores externos que também podem impedir o desenvolvimento.
Determinar missão, visão e valores tornar executável o planejamento estratégico empresarial
Esse é o tripé que sustenta o planejamento estratégico empresarial. Esses conceitos são declarados publicamente e determinam o que o empreendimento faz, onde ele pretende chegar e quais são os princípios que norteiam as atitudes de todos que atuam no negócio. Entenda:
- Missão: razão pela qual o negócio existe. Esse conceito está ligado ao que a empresa faz;
- Visão: onde a empresa deseja chegar nos próximos cinco ou dez anos. Se você quer que a sua companhia se torne referência no mercado em que atua, por exemplo, essa é a visão do seu negócio;
- Valores: conjunto de princípios, crenças e convicções que orientam o comportamento de todos os colaboradores.
A definição desses pontos é fundamental para manter coerência nas atitudes da empresa no longo prazo. Quando tudo isso está bem claro, fica mais fácil criar um plano de ação consistente.
Estabeleça objetivos, metas e indicadores
Como verificar que a empresa atingiu o que almejava sem definir antes que patamar é esse? Impossível, não é mesmo? Portanto, é indispensável definir um objetivo claro, mensurável, atingível e relevante. Já as metas são tarefas específicas que visam alcançar o objetivo proposto. Tudo precisa ter prazo predeterminado para execução e, também, ser de fácil mensuração. Os indicadores de desempenho servem para concluir se metas e objetivos foram cumpridos. Além de guiar as decisões da empresa, as métricas são essenciais para entender se as estratégias estão funcionando ou não.
Estude o público externo
Internamente, o negócio pode estar funcionando em ritmo perfeito. No entanto, não dá para tomar nenhuma decisão sem considerar o cliente externo. Afinal, se o consumidor não adquirir os produtos ou serviços da sua empresa, o negócio perde toda a razão de existir. Sendo assim, o planejamento estratégico empresarial precisa contemplar informações sobre o seu público-alvo como localização geográfica, idade, sexo, classe social, estilo de vida, hábitos de compra etc. Esses dados vão nortear todas as estratégias para que elas alcancem o público certo, da maneira certa e na hora certa.
Considerando não apenas o momento pós-pandemia do SARS-CoV-2, mas sim as frequentes mudanças na economia mundial, além de toda a competitividade, muitas empresas estão com muitas dificuldades para se manter no mercado. Por isso, a importância do planejamento estratégico para que as organizações estejam alinhadas e atualizadas com este período de incertezas, conhecendo suas oportunidades e ameaças no ambiente externo, como também seus pontos fortes e fracos no ambiente interno, para então perpetuar-se no mercado.
A GSB Consultoria, empresa com sede em Novo Hamburgo, há 17 anos vem construindo com empresas do Vale do Sinos, da Região Metropolitana, da Serra (Gramado e Canela) e do Litoral Norte o seu planejamento estratégico, o que transforma e torna claro os caminhos a serem seguidos em busca de um melhor conhecimento do mercado, analisando assim todas as dificuldades e ameaças encontradas, como também a aproveitar as melhores oportunidades que possam surgir no ambiente empreendedor.
Autor: Gilnei Brizola, diretor da GSB Consultoria Empresarial - gilnei@gsbconsultoria.com.br
Fontes
CHIAVENATO, Idalberto, Administração dos Novos Tempos, RJ: Elsevier, 2004.
SUN TZU, A arte da Guerra. SP: Jardim dos Livros, 2010.
DRUCKER, Peter F, Introdução à administração. SP: Pioneira, 1984.
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursoseeventos/planejamento-estrategico-para-empreendedores,5580b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD