Plataforma On conecta demandas da sociedade às universidades comunitárias

Por ACI: 29/03/2025

Um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das instituições de ensino superior comunitárias do Rio Grande do Sul. Essa é a Plataforma On, uma iniciativa do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que foi apresentada para a região do Vale do Sinos em evento no Câmpus II da Universidade Feevale – integrante do consórcio – na última sexta-feira, 28.

Participaram da solenidade integrantes do poder público, academia, empresários da região, imprensa e comunidade. A ACI esteve representada pela vice-presidente de Educação e Cultura, Cristine Schneider da Rocha.

Por meio da Plataforma On, serão conectados setores produtivo, público e comunidade. Seu principal objetivo é aproximar a sociedade dos serviços ofertados pelas universidades comunitárias de forma rápida e ágil, articulando as demandas dos interessados às soluções que são produzidas no ambiente acadêmico.

A ferramenta foi desenvolvida para atender às necessidades do mercado, envolvê-las no processo acadêmico e devolvê-las com a qualidade das universidades comunitárias. Através da Plataforma, disponível no endereço comung.comunitarias.org.br, os diversos setores da sociedade podem acessar um portfólio de tudo que é desenvolvido nas instituições nas áreas de Inovação, Prestação de Serviços, Pesquisas, Ambientes de Inovação, Ensino e Extensão. Além disso, podem apresentar suas demandas por meio de um formulário e realizar uma busca específica por serviços e soluções, tudo diretamente conectado às equipes técnicas das universidades.

A Plataforma On permite, assim, reunir em um só lugar as práticas inovadoras das instituições, bem como possibilita soluções para problemas regionais. Em 2025, o Comung, através da Plataforma On, tem como meta atender aos projetos de inovação alinhados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o estado do Rio Grande do Sul.

Para o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, o intuito é que as instituições comunitárias gaúchas sejam reconhecidas pela sociedade, empresas e governo como entidades que podem atender a gargalos.

Colaboração coletiva

A Plataforma On permite que todas as 14 instituições do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas tenham conhecimento das demandas que a sociedade tem. Muito embora isso já aconteça individualmente, a Plataforma vai permitir uma forma colaborativa entre todas as universidades para atender a essas demandas. Isso é um grande benefício para a comunidade, para o poder público, para as organizações, para as empresas, porque não só a universidade da sua região, mas todas as universidades comunitárias do Estado poderão ajudar nesse processo de inovação aberta que a plataforma se propõe”, destaca José Paulo.

A diretora de Inovação da Feevale, Manuela Bruxel, explica que, com esse movimento, se cria uma plataforma unificada, com uma linguagem igual às necessidades de mercado. É uma ferramenta que reúne tudo que está acontecendo dentro das universidades. A ideia é que governos, comunidades e empresas que tenham um problema, um desafio ou que estão buscando um serviço, tenham nessa Plataforma uma forma única de encontrar todos as soluções oferecidas pelas instituições integrantes do Comung”, completa Manuela.

Interação que beneficia comunidades

Durante o evento, vários exemplos do benefício que a interação entre a universidade e o mercado pode trazer para a comunidade foram demonstrados no painel Do Câmpus ao Mercado: parcerias que transformam desafios em soluções e aprendizado. Na apresentação, conduzida por Paola Figueiró Schimitt e Juan Felipe Almada, respectivamente, mentora e assessor do Feevale Techpark, e mediada por Débora Maria Engeroff, foram mostrados cases de gargalos e desenvolvimento de soluções realizados pela Universidade, além da metodologia Design Factory, que tem o intuito de resolver problemas a partir do design.

“A plataforma vem para dar essa visibilidade ao trabalho que realizamos em vários níveis na Universidade, seja no Feevale Techpark, na pesquisa e na extensão”, disse Paola, citando como exemplo a parceria da Instituição com o Sindimetal-RS. Para o professor Almada, é uma oportunidade, ainda, de aproximar a sala de aula da realidade do mercado.

Como funciona

A Plataforma On permite três formas de interação:

  • Registro direto de demandas
  • Exploração do portfólio de cada Instituição de Ensino Superior
  • Utilização do recurso de busca para encontrar soluções específicas (ferramenta ainda em aprimoramento)

Os interessados (pessoa física, jurídica, organização governamental e não governamental) podem registrar suas demandas diretamente na plataforma, aguardando a interação da equipe técnica e da Instituição de Ensino Superior selecionada para encaminhamento da solicitação

Sobre o Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Com atuação desde o ano de 1996, as instituições integrantes são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. O Comung atua fortemente nas seguintes linhas estratégicas: Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia; Sustentabilidade; Programa de Bolsas de Estudos; e Parceria na Formação de Professores.

 

Receba
Novidades