Posse de vice-presidente e visita do reitor da Feevale

Por ACI: 12/07/2024

A reunião mensal do Conselho Deliberativo (Consed) da ACI, nesta quinta-feira, 11, teve posse de Sheila Bonne como vice-presidente de Internacionalização, apresentação do novo diretor, Fauston Saraiva, e visita do novo reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa. A ‘promoção’ é um reconhecimento ao excelente trabalho realizado por Sheila, que até então coordenava o Comitê de Internacionalização, destacou o presidente, Robinson Klein, ao dar-lhe posse. Saraiva participou pela primeira vez de reunião do Consed e foi saudado pela volta à entidade, onde atuou como estagiário e, depois, assessor jurídico, há 20 anos.

Reitor com forte ligação com ACIs

Em sua apresentação, o novo reitor da Universidade Feevale destacou a atuação em instituições educacionais desde os 16 anos de vida. Sua trajetória inclui sólidas ligações com ACIs gaúchas. Na Associação Comercial e Industrial de Santo Ângelo (Acisa), auxiliou no planejamento estratégico da entidade, entre outras atividades, na década de 1990, que lhe renderam o título de Cidadão Santo-angelense. Em Gravataí, dirigiu uma escola do Senai que, em parceria com Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acigra) e a General Motors, formou os primeiros 2 mil trabalhadores para a planta da montadora no município.

José Paulo da Rosa também teve atuação na Fiergs e na Fecomércio, entre outras entidades, e exercia o cargo de secretário de Educação de Porto Alegre, antes de assumir a Reitoria da Feevale, em 28 de junho último. “As relações da instituição de ensino superior com o mundo do trabalho são muito importantes. Estarei sempre à disposição para contribuir com a ACI e outras entidades”, afirmou. Robinson Klein agradeceu pela visita e convidou o reitor para participar de outros eventos na ACI. Também destacou a relação de parceria com a Feevale e disse que a educação é essencial para a produtividade e a sobrevivência das empresas.

Lei Municipal de Inovação

A ACI participou, na última terça-feira, 09, da reunião em que a prefeita Fátima Daudt assinou a Lei Municipal de Inovação de Novo Hamburgo, que está em análise na Câmara de Vereadores. A expectativa é de que seja aprovada até outubro, quando será inaugurado o Centro de Inovação Tecnológica (CIT). A criação de um Fundo Municipal de Inovação, a possibilidade da administração pública destinar recursos para evento voltados à inovação e a criação de um ambiente de sandbox no CIT são alguns dos benefícios da lei, conforme o presidente da ACI, que esteve no gabinete da prefeita, juntamente com o vice-presidente de Inovação e Tecnologia, Giuliano Hoffmann, e o diretor Fauston Saraiva.

A reunião mensal também destacou a possibilidade de participação da ACI na Mostratec 2024, entre os dias 21 e 25 de outubro, a promoção do 10º Encontro de Empreendedorismo, no dia 20 de agosto, em que haverá espaço para divulgação da feira de ciências e tecnologia, e as eleições municipais de 2024. Como ocorre todos os anos em que há eleições, aos candidatos que a visitarem, por solicitação dos mesmos, a entidade apresentará um documento com as diretrizes que considera essenciais a uma gestão pública eficaz.

Pacto Calçadista

Sheila Bonne destacou a realização de um evento, no próximo dia 29, para apresentação dos insights dos integrantes do Pacto Calçadista que participam, no próximo dia 16, em Nova Iorque, de evento promovido pela Associação de Distribuidores e Varejistas de Calçados da América, com o objetivo de apresentar o cluster calçadista e viabilizar o aumento das exportações de calçados do RS.

Vice-presidências

A vice-presidente de Governança e Planejamento, Maria Cristina Bohnenberger, convidou para Fórum de Governança Corporativa, no dia 29 de agosto, no Teatro Feevale. Maicon Schaab, vice-presidente de Infraestrutura, relatou participação em seminário que debateu desafios da região metropolitana após a maior enchente da história do RS e Rosane Machado, vice-presidente de Micro e Pequena Empresa, informou sobre promoção de curso de gastronomia.