Presidente da ACI integra missão a Itália e Portugal
O presidente da ACI, Diogo Leuck, participa de missão liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (Sedec) a Itália e Portugal, que chega ao fim neste sábado com indicativos de resultados positivos nas áreas de moda, logística e tecnologia.
Em Milão, na Itália, os integrantes visitaram as feiras Micam Milano e Lineapelle e mantiveram agendas com escolas de moda, entidades e empresários locais. Uma das maiores feiras mundiais para o setor, a Micam atrai cada vez mais marcas calçadista brasileiras. Na edição que se encerrou nesta quarta-feira, 20, estiveram presentes 76 marcas made in Brazil. O evento registrou aumento de 21% no número de visitantes na comparação com a edição de setembro do ano passado. Em quatro dias, 42.273 profissionais de 129 países, com forte presença do mercado chinês, passaram pelos corredores do centro de exposições Fiera Milano Rho, segundo a Associação Italiana das Indústrias de Calçados (Assocalzaturi, na sigla em italiano), organizadora da Micam Milano.
Já a Lineapelle contou com a participação de três empresas brasileiras da área de componentes e tecnologia para calçados. A mostra é uma das principais do mundo para a indústria de base, recebendo visitação de compradores que visam a abastecer suas produções para o primeiro semestre do ano seguinte. Concomitantemente, aconteceu a Simac Tanning Tech, voltada para o segmento de tecnologia e maquinário para calçados e couros. Somadas, as duas mostras reúnem mais de mil expositores e devem receber 24 mil compradores de todo o mundo, principalmente da Europa.
Também integram a missão os deputados Airton Lima e Issur Koch, o diretor da Sedec, Evaldo Junior, e o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe. Além de visitar as feiras, a missão cumpriu outras agendas em Milão.
Visita à Academia Costume Moda
A Academia Costume Moda está entre as escolas de moda mais importantes do mundo. Os gaúchos foram recebidos pela diretora da unidade de Milão, que iniciou as atividades em 2020. A escola possui sede em Roma e atua desde 1964. Na capital italiana, a estrutura oferece cursos que incluem todas as etapas do processo criativo/produtivo, como oficinas de desenvolvimento, corte e costura. Em Milão, são oferecidos apenas cursos de desenvolvimento e gestão de moda.
Os cursos de graduação são desenvolvidos ao longo de três anos e a especialização, de um ano. Após a graduação, o aluno pode especializar-se em calçados e vestuário, por exemplo, além de realizar outros cursos específicos. Conforme o presidente da ACI, Diogo Leuck, a visita mostrou a importância de as empresas fazerem a gestão de moda e os integrantes da missão solicitaram à Academia Costume Moda o desenvolvimento de um programa específico para CEOs e diretores de indústrias calçadistas brasileiros. A proposta deve ser apresentada oportunamente e encaminhada ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul para que estude a possibilidade de subsidiar parte dos custos. A ideia é que um grupo inicial participe de um MVP e entenda a importância da gestão do processo criativo de calçados.
Visita à Escola de Moda di Milano Arsutoria School
Com sede em Milão, a escola é a mais renomada do mundo no setor de calçados, artigos de couro e acessórios desde 1947. Oferece cursos e treinamentos de alta qualidade em fabricação de sapatos e bolsas, modelagem, design de sapatos e bolsas e design 3D. Os professores são profissionais e artesãos experientes. Além disso, é a primeira escola de design na Itália com um laboratório equipado com todo o maquinário comumente utilizado na criação de sapatos e bolsas. As turmas são formadas por 15 alunos e 90% dos estudantes são de fora do País. Desde 1920, a escola publica a Revista Arsutoria.
Reunião, no Consulado do Brasil em Milão, com ITA Airways
Durante a reunião foi com o vice-presidente de negócios internacionais, Pierfrancesco Carino, foi apresentado o pedido de um novo voo direto entre a Itália e Porto Alegre. Carino prometeu avaliar a possibilidade para um futuro próximo. A ITA está investindo em novas rotas e novas aeronaves (foram comprados 30 Airbus dos modelos AA330 -200 neo, A330-900 neo e A350). Os novos aviões são 25% mais econômicos e elevam a frota para 76 aeronaves. Até 2050, a companhia pretende chegar à meta de carbono zero, com o uso de combustíveis “verdes”.
A ITA mantém dois voos diários de São Paulo para Roma e, a partir de outubro, terá um voo diário do Rio de Janeiro para Roma. A empresa, que ainda é de controle estatal italiano, recebeu aporte de um bilhão de euros da Lufthansa por 41% da italiana, que, em cinco anos, deve ser 100% alemã. A ITA faz acordos com clientes, empresas, associações e promotores de eventos para conceder descontos em seus voos. A missão brasileira pretende propôs um acordo para obter descontos para levar brasileiros às próximas edições da Micam e da Lineapelle e trazer estrangeiros para as feiras de calçados gaúchas, bem como para a Expointer e a Expodireto.
Participaram da reunião o deputado Issur Koch, o diretor da Sedec, Evaldo Junior, o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe, o presidente da ACI, Diogo Leuck, Anna Marcella Santos da Cruz, do setor de promoção comercial e investimento do Consulado-Geral do Brasil na Itália, e o vice-presidente da ITA, Pierfrancesco Carino
Reunião na Câmara de Comércio Ítalo Brasileira
Estiveram presentes o presidente da Câmara, a conselheira Cínzia Samantha Feletto e três empresários Italianos, das áreas de Aviação (construção aeronáutica), sistemas de previsão de tempo e monitoramentos (o que pode ajudar muito na previsibilidade de catástrofes ambientais, como a ocorrida no Vale do Taquari), além das áreas de logística, energias renováveis e turismo e marketing. Por parte do Brasil, participaram o deputado Issur, o diretor da Sedec, Evaldo Junior, o diretor do Badesul, Kalil Sehbe, e o presidente da ACI, Diogo Leuck. “A reunião foi muito produtiva e estaremos aproximando as empresas Italianas de empresas brasileiras, bem como avaliando a possibilidade de termos uma representação da Câmara de Comércio Ítalo Brasileira junto à ACI", afirma Leuck.
Confraternização no Consulado Brasileiro em Milão
A convite do cônsul-geral do Brasil em Milão, Embaixador Hadil da Rocha-Vianna, participaram, além do deputado Issur Koch, Evaldo Junior, Kalil Sehbe, Diogo Leuck, o deputado Estadual Airton Lima, seu assessor, Marco Vieira, funcionários do Consulado, Haroldo Ferreira e Letícia Sperb Masselli, da Abicalçados, entre outros convidados.
Agendas em Portugal
Na última quarta-feira, 20, os integrantes da missão viajaram a Lisboa, Portugal. Confira as agendas previstas:
Dia 21/09, às 11h - Reunião com Diogo Ivo Cruz, diretor de projetos da Invest Lisboa, instituição vinculada à Câmara de Comércio Portuguesa.
Dia 21/9, às 14h - Reunião com o Mário Cruz, diretor comercial e de receita, Henri-Charles Ozarovski, diretor senior do Grupo TAP, e Hugo Carvalho, analista de estratégia da Tap Air Portugal. Em 2024, a empresa terá mais um voo semanal direto de Lisboa para Porto Alegre, em aeronave com capacidade para 298 passageiros.Atualmente, são três voos semanais diretos. Além disso, será feita uma ação de marketing em conjunto para que a população de Londres, Paris e outras capitais europeias conheçam mais sobre Porto Alegre e utilizem os voos da TAP para visitarem a capital gaúcha.
Dia 21/9, das 16h20min às 18h30min - “Entrepreneurship Awards”, a convite da Startup Lisboa.
Dia 21/09, das 18h45min às 20h30min - Evento Head to Head, com o presidente do World Trade Center Lisboa, Luciano Menezes, e o vice-presidente José Magro.
Dia 22/9, das 10h às 13h30min - Visita ao Banco BNI Europa e reunião com o presidente, José Magro, empresários e investidores.
O Banco BNI Europa, de tamanho médio, pretende ser o canal financeiro para internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras na Europa. Tem excelentes taxas e financiamentos subsidiados, além de excelente rede de network com empresas portuguesas e de outros países europeus e forte relação com empresários de Angola, na África. O banco objetiva trazer investimentos europeus para o Brasil e viabilizar negócios do Brasil com a Europa e a Angola. O valor da carta de crédito do BNI équivale a um terço do custo da carta de crédito dos bancos no Brasil. Participaram da reunião Issur Koch, Evaldo Júnior, Kalil Sehbe e Diogo Leuck, além do presidente Vítor Barosa Carvalho, do vice-presidente e executivos do banco: Pedro Magalhães Ribeiro (Banca de Investimento do BNI), José Magro (diretor corporativo e institucional do BNI), Hugo Guerra Palhas (Banca Prime do BNI), Tiago Filie Valentim (diretor corporativo e institucional do BNI) e João Santos Silva (Nutribean).
Dia 22/9, às 15h - Reunião com o engenheiro Pedro Amaral Jorge, presidente da Associação de Energias Renováveis de Portugal.
Dia 22/9, às 16h30min - Recepção oferecida pelo Embaixador brasileiro Raimundo Carreiro Silva.
Dia 22/9, às 17h30min - Reunião com o Secretário do Ministro da Agricultura de Portugal, Gonçalo Rodrigues.
Participaram Kalil Sehbe, Evaldo Júnior, Diogo Leuck e executivos do BNI, incluindo o vice-presidente. Os objetivos foram apresentar as tecnologias agrícolas produzidas no Brasil, fomentar intercâmbio de conhecimento entre os países, possibilitar acordos comerciais e tecnológicos e convidar o ministro para a Expodireto 2024. Diogo Leuck, que também preside a Câmara Setorial de Florestas Plantadas do MAPA, tratou de temas florestais com o secretário do ministro, tais como legislação, inovação e tecnologias para o setor.
Dia 23/09 - Regresso ao Brasil.